Consolidada no Brasil como líder em Lean-Agile e Business Agility, sendo referência em treinamento e coaching, e a principal responsável pela disseminação de novas formas de trabalho no país, a Adaptworks quer, agora, ser reconhecida como uma empresa de serviços de Scaled Agile Framework (SAFe®). Com essa iniciativa, espera superar a marca dos R$ 100 milhões nos próximos cinco anos, adicionando novos serviços e ofertas para companhias nacionais e internacionais em todos os setores.
O principal objetivo desse novo posicionamento é assessorar o Conselho de Administração e as equipes de Liderança Executiva dos clientes em seus processos de transformação ágil e inovação de negócios para toda a organização, para que possam alcançar os melhores resultados alinhando estratégia à execução. Para colocar essa estratégia em prática, a Adaptworks acaba de anunciar Michael Stump como novo CEO.
Stump já ocupou o cargo de vice-presidente global de parcerias da Scaled Agile Inc., líder global em metodologias ágeis, e desempenhou um papel de mentor de executivos para apoiar transformações com SAFe, tanto na indústria de software, quanto fora dela, além de contribuir para a expansão do SAFe na Europa e na região da Ásia-Pacífico (APAC), elevando de 80 parceiros locais e 60.000 profissionais treinados, para 300 parceiros e mais de 500.000 profissionais certificados em SAFe, em apenas três anos.
O novo CEO também é um dos 22 SAFe Fellows da Scaled Agile no mundo, maior distinção do Scaled Agile que reconhece aqueles que demonstram o mais alto nível de domínio e liderança de pensamento na prática e nos princípios do SAFe. Ele agregará toda a sua experiência para conduzir a Adaptworks a outro patamar. “Minha missão é trazer opções inovadoras de serviços para nosso portfólio, auxiliando nossos clientes a atingirem seus objetivos de negócio e se tornarem mais competitivos, conectando a estratégia à execução”, comenta.
O reposicionamento está baseado na oferta de consultoria com foco na entrega de serviços de SAFe que possam acelerar o desenvolvimento de negócios dos clientes, bem como suportar suas estratégias de transformação e inovação. Adicionalmente, a Adaptworks usará o seu know-how em educação para ampliar a atuação em treinamentos nas línguas espanhola e inglesa, apoiando companhias internacionais com sede ou filial no Brasil.
“Dessa forma, poderemos oferecer ao mercado nacional e internacional uma abordagem alinhada, consistente e orientada a resultados, somada à ampliação de 100% da nossa equipe de profissionais altamente experientes e especializados, já no próximo ano, para atender melhor aos nossos clientes”, afirma.
Para crescer ainda mais, a Adaptworks também apostará no aumento da adoção do SAFe em todo o mundo, que, segundo pesquisa recente da State of Agile, um dos relatórios globais mais completos sobre o mercado de métodos ágeis, teve um aumento de 35% no ano passado. “Prova disso é que registramos um crescimento de 150% na demanda por treinamentos envolvendo a metodologia, comparando o primeiro trimestre de 2020 com o mesmo período do ano anterior, o que mostra que as organizações estão cada vez mais se posicionando para adotar o SAFe”, aponta o CEO.
Esse cenário também é suportado pelos números mais recentes da Scaled Agile, que possui hoje mais de 650.000 profissionais treinados em SAFe em todo o mundo, um número 11 vezes superior ao ano de 2016.
Com a chegada de Stump, a Adaptworks criou um Business Owners Group, (pequeno grupo de stakeholders que dirigem a empresa), incluindo os dois outros sócios da companhia, Roberto Baptista e Noel Portugal.