Iniciativa visa destacar o protagonismo dos colaboradores.
A Adeste, empresa especializada na transformação de subprodutos de origem animal e vegetal, deu um passo significativo rumo à transformação cultural ao criar um Grupo de Referência em Cultura. Esse grupo, formado por colaboradores que exemplificam a nova cultura da companhia, tem a missão de acelerar a implementação dos novos rituais e atitudes, propagando o “Jeito de Ser e Fazer” da empresa.
Desde 2023, a Adeste conta com a metodologia da consultoria Betania Tanure Associados (BTA), especializada em desenvolvimento empresarial, para estruturar o Grupo de Referência (GRs). Esses colaboradores, que se destacam pela coerência entre ação e discurso, são os responsáveis por liderar rodas de conversa com os líderes e promover discussões sobre comportamentos, destacando histórias que potencializam ou impedem a cultura desejada.
Jaqueline Párus, Gerente de Comunicação & Cultura da Adeste, explica que a transformação cultural é um processo contínuo, permeando todas as esferas e processos da empresa. “O objetivo na formação deste grupo é termos multiplicadores que retroalimentem a organização, garantindo diferentes olhares e vivências. O grupo é composto por pessoas de todas as unidades, diversos níveis hierárquicos e uma variedade de perfis, cargos e diretorias”, destaca.
Os GRs conduzem discussões dinâmicas e variadas com a equipe de liderança da Adeste, trazendo pautas relevantes que são convertidas em planos de ação. As informações e sugestões são reportadas ao comitê executivo, que valida, aprova e participa das iniciativas, além de dar retorno às preocupações levantadas.
Carolina Geraldo, Gerente de Regulatórios na Adeste e membro do grupo, compartilha sua experiência: “O processo de transformação cultural tem sido incrivelmente engajador e desafiador, nos motivando a sair da zona de conforto e confiar em um método que, embora complexo, traz resultados significativos”.
Saimon Aquino, supervisor de produção e também membro do grupo, reforça o sucesso da iniciativa: “Como membro ativo, posso atestar o impacto positivo que este grupo tem tido em nossas vidas e na valorização da nova cultura na empresa”.
O trabalho de implementação contou com um aprofundamento facilitado pela consultoria BTA, e apesar dos desafios, os frutos já são visíveis. “Os líderes têm dado ótimos feedbacks sobre as rodas de conversa, que promovem um ambiente seguro para troca de ideias e preocupações entre diversos níveis hierárquicos”, afirma Jaqueline.
A Adeste planeja expandir a atuação dos GRs para outras áreas da empresa, visando potencializar a disseminação da nova cultura e provocar mudanças significativas e sustentáveis. “Nosso objetivo é que a atuação dos GRs continue expandindo, criando um espaço para a cultura que queremos, de forma cada vez mais integrada e efetiva”, conclui Jaqueline.