Carreira

Administre sua carreira para o sucesso

Em um passado, pouco distante, a estabilidade no emprego era assegurada por alguns princípios básicos como a fidelidade e a dedicação. Bastava uma boa dose de humildade e bons relacionamentos, em uma empresa do tipo paternalista, para que a ascensão chegasse naturalmente.

Porém, nos dias de hoje, para fazer parte de uma organização moderna é preciso ser mais que apenas qualificado. As habilidades de um profissional são avaliadas a todos os momentos. Os salários são calculados, muitas vezes, tendo como base a produção e as competências particulares e não mais as posições de hierarquia pré-definidas.

As empresas modernas são muito dinâmicas e tudo isso vem reformulando radicalmente a relação entre o empregado e empregador. Frente a isso, o trabalhador moderno deve assumir uma postura pró ativa, ou seja, investir na administração da sua própria carreira.

Tornou-se essencial estar atento a novos horizontes, não ficando preso a ultrapassadas e aparentemente seguras funções. Bem diferente do passado, quando os profissionais buscavam uma organização para trilhar um longo caminho repleto de generosas promoções, nos dias de hoje é preciso construir esta trajetória no mercado como um todo. Não existe mais um caminho pré-definido em uma única empresa que garanta ascensão profissional. A empresa agora é o próprio profissional que passou a ser o único responsável pelo desenvolvimento da sua carreira. Criar o seu próprio caminho significa se reconhecer como um empresário independente.

É claro que ainda existe um número significativo de profissionais que desenvolve longas carreiras em uma única empresa. Contudo, mesmo para estes casos, é bom lembrar que os novos modelos de organização são muito flexíveis, os cargos se alteram rapidamente, ganham novos formatos, com outras demandas.

Assim, se você tem a pretensão de se manter vivo e competitivo no mercado de trabalho é preciso entender que sua trajetória depende do seu comprometimento com você!

Administre a sua carreira como se ela fosse, de fato, um negócio: não a deixe estagnar. Nunca se acomode diante de empregos que possam, aparentemente, oferecer certa estabilidade e segurança. Procure se reciclar e participar de diversas atividades que possibilitem ampliar sua network e, consequentemente, abrir um leque maior de oportunidades. Busque ser o melhor naquilo que você se propõe a fazer e nunca poupe esforços frente a um possível investimento para seu desenvolvimento profissional.

Invista na sua trajetória profissional: Não se dê por satisfeito, se você for promovido a uma nova posição, na pare! Ainda que ela seja de alto nível. Lembre-se que qualquer cargo está sob profunda ameaça. Atualmente, o que deve ser considerado são suas realizações profissionais, ou seja, sua capacidade de executar, criar, inovar, solucionar, enfim, fazer acontecer. E não mais o simples status proporcionado pela posição hierárquica ocupada por você.

Cuide de sua empregabilidade: atualmente, o mais importante não é apenas estar empregado e sim, tornar-se empregável. Isso significa se manter eternamente útil ao mercado. De preferência não pense mais em empregos. Pense em projetos de vida.

E lembre-se sempre: Acima de tudo, não deixe de assumir um eterno comprometimento com VOCÊ.

Stefany Bastos de Oliveira é Diretora Executiva do Grupo SCI Career Transition, empresa especializada em Marketing Pessoal, Coaching, Treinamento e Assessoria de Carreira.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar