Contratadas vão trabalhar nos estados do Rio de Janeiro, Maranhão, Ceará, Goiás, Paraná e Minas Gerais; candidatas passarão por capacitação antes de assumirem os cargos.
A distribuidora de combustíveis ALE abriu vagas para contratação de mulheres motoristas, que vão atuar nos estados do Rio de Janeiro, Maranhão, Ceará, Goiás, Paraná e Minas Gerais. A iniciativa faz parte do programa “Mulheres na Operação”, que promove a capacitação para mulheres na operação de transporte de combustíveis.
As candidatas serão selecionadas para os cargos de motorista truck ou motorista carreteira, que requerem CNH D ou E. Antes de assumirem suas funções, as profissionais vão passar por um curso de formação na unidade da Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet), em São Paulo. A capacitação, com duração de 16 dias, será totalmente custeada pela ALE. As interessadas em participar do processo seletivo devem se cadastrar na página de recrutamento (Carreiras ALE) no campo “Trabalhe Conosco” no site da empresa.
A grade curricular do curso inclui temas variados como desenvolvimento interpessoal, mecânica avançada, direção econômica, legislação de trânsito, descarga segura e segurança veicular e operacional. As motoristas também terão práticas supervisionadas em rodovias e de manobras, além de uma visita técnica. No final, será feita a entrega de certificado. “Essa é uma oportunidade para que essas mulheres compartilhem experiências e descubram se têm afinidade com a área. O programa vai apoiá-las e capacitá-las nesse processo”, explica Talyanne Dantas, do time de Atração e Seleção da ALE Combustíveis.
A iniciativa busca a presença feminina em um setor predominantemente masculino, em que as mulheres atualmente compõem menos de 5% dos caminhoneiros habilitados no Brasil, conforme dados do Serviço Social do Transporte (Sest). “Percebemos uma lacuna de capacitação para mulheres no mercado. Nosso objetivo é, além de atrair, reter talentos femininos”, afirma Fernanda Ruano, coordenadora de Atração e Seleção da ALE.