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Além do happy hour: confira 5 boas práticas de gestão que podem mudar sua empresa

As ações vão além de investir no bem-estar do time interno, como áreas de descompressão e happy hours, e não se limitem às atividades mais burocráticas, como contratações

Capacitar, desenvolver, reter talentos e ainda conquistar bons resultados é um desafio em todas as empresas. Para tal, é importante que a organização tenha competências no que se refere à gestão de pessoas. Adotar boas práticas não é uma missão fácil, mas os resultados são extremamente positivos tanto para as companhias como para seus colaboradores.

As ações vão além de investir no bem-estar do time interno, como áreas de descompressão e happy hours, e não se limitem às atividades mais burocráticas, como contratações. É importante ser mais estratégico e menos operacional. Com isso em mente, listei 05 melhores práticas para uma ótima gestão de pessoas. Confira:

  1. Boas contratações: equipes alinhadas à cultura organizacional da empresa

Acredito que essa seja uma das dicas mais importantes, pois não importa quão valiosa uma empresa é, sem talentos, ela não vai ficar muito tempo no mercado. As pessoas são os ativos mais importantes de qualquer organização, e por isso precisamos dar valor a isso.

Com isso em mente, é importante que no momento de selecionar e recrutar novos profissionais, eles estejam alinhados ao perfil da empresa.  Esse é o passo mais importante para o sucesso da gestão. Por quê? Ao escolher pessoas com princípios e valores que compactuem com a cultura organizacional da sua corporação, você terá um time mais engajado, e com chances de ficar por muito mais tempo na equipe.

É importante ser criterioso durante a escolha dos candidatos, olhar não só suas habilidades técnicas e experiência, mas também seus ideais. Mesmo que o processo seletivo demore, é importante que a empresa realize testes para identificar o fit cultural, mapear a personalidade e o perfil analítico, desta forma, o recrutamento será mais assertivo.

  1. Treine e capacite sua equipe

Time novo contratado? Não pare por aí! Muitos acabam esquecendo dessa etapa essencial e não levam em consideração que os novos colaboradores não conhecem tão bem organização e ainda não dominam os processos.

É importante realizar treinamentos e capacitar sua equipe. Os profissionais precisam aprender mais sobre a organização, seus produtos ou serviços. E isso não é válido somente para os novos talentos. É importante manter todos os funcionários atualizados e aplicar novos conhecimentos.

  1. Saiba manter um bom clima organizacional

Para evitar alta rotatividade, funcionários desmotivados, conflitos internos, é importante promover um clima organizacional saudável. Todos querem trabalhar em um ambiente leve e descontraído, e justamente por estarem em um local mais agradável os profissionais acabam entregando melhores resultados.

Caso tenha dúvidas de como melhorar o clima, faça pesquisas, converse, escute seu time e veja onde a sua empresa precisa melhorar.

  1. Invista em tecnologia

Ao contrário do que muitos imaginam, a tecnologia é aliada número um quando o assunto é gestão de pessoas. Atualmente, existem diversos softwares que auxiliam o processo de RH, principalmente na parte operacional. Com isso, é possível automatizar processos que vão desde a triagem à admissão, controle de ponto, gestão de folha de pagamento, e otimizar melhor o tempo gasto com as atividades.

Com uma tecnologia de ponta, como inteligência artificial, também é possível utilizar dados para tomadas de decisões mais estratégicas.

  1. Comunicação clara e eficiente

 

Problemas com comunicação são a maior causa de insucessos em projetos e que mais impactam negativamente os processos nas organizações. Os ruídos na comunicação, além de gerar problemas no relacionamento, atrasam as atividades e atrapalham a produtividade.

Por isso, promover uma comunicação clara, transparente e eficiente é essencial para qualquer gestão. Seja com reuniões, mural de recados, newsletters, intranet, o importante é manter espaços eficientes de diálogo com os colaboradores, essas pequenas mudanças que fazem grande diferença.

Por Livia Callejas é Head de Gente e Gestão na Mobly


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