Metodologia é aplicada para modernizar capacitações e otimizar o tempo de aprendizagem
Presentes desde a antiguidade, os jogos sempre receberam engajamento da humanidade para apreciá-los e aprimorá-los. Sejam eletrônicos ou analógicos, o fato é que os jogos atraem os seres humanos e geram interesse por parte dos usuários.
Pensando em modernizar a metodologia das capacitações e acompanhando as tendências do mercado, a Algar Tech, multinacional brasileira que integra soluções de Gestão de Relacionamento com Clientes, de Ambiente de Tecnologia e de Serviços de Telecom, implantou a gamificação nos treinamentos de suas equipes de contact center.
A prática da gamificação consiste em aplicar dinâmicas de jogos com o objetivo de despertar a curiosidade dos usuários e aumentar o engajamento da equipe. Na Algar Tech, a metodologia está sendo utilizada tanto nos treinamentos de formação quanto nos de educação continuada, respeitando as diretrizes de cada cliente. O envolvimento do jogador possibilita um vínculo cognitivo que gera satisfação no exercício, aumentando as chances de sucesso no processo de aprendizagem.
Desde a sua implantação na companhia, foi possível perceber comprometimento completo dos times e redução de 26% no tempo médio investido nas capacitações. A equipe responsável pelo desenvolvimento dos games revisou os planos de aula e adequou os conteúdos para a plataforma, aproximando os associados da realidade da operação. Como resultado, foi possível perceber melhora na assimilação do conteúdo, pois a metodologia permite que os atendentes pratiquem simulações antes de atuarem na operação, garantindo os patamares de satisfação.
Os jogos são interativos e utilizam tecnologia familiar para a geração de colaboradores que ocupam grande parte das vagas dos contact centers da empresa. A plataforma permite personalizar conteúdos de acordo com a exigência de cada cliente e ministrar os treinamentos nos postos de trabalho, sem a necessidade de locomoção dos operadores.
Pesquisas recentes apontam que o Brasil é considerado o 13º mercado mais importante do mundo dos games e o principal da América Latina, reunindo cerca de 66,3 milhões de jogadores. Desse total, 59% têm preferência por jogos online. Na Algar Tech, atualmente já é possível ministrar treinamentos completos na plataforma, sem a necessidade de um professor, otimizando o tempo de aprendizagem e o investimento das empresas nesse tipo de atividade.