A companhia inicia uma jornada de retomada, buscando maior eficiência operacional, ampliação da
liderança no Brasil e fortalecimento em mercados internacionais prioritários. Os novos caminhos
apresentam uma evolução da cultura organizacional e uma nova visão de futuro.
Com 117 anos de história, a Alpargatas, empresa global de calçados dona da Havaianas e detentora de 49,2% da marca americana Rothy’s, anunciou nesta terça-feira (20) sua nova estratégia de crescimento, visão e cultura. A abordagem é guiada por pilares que visam alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável da empresa em nível global. Confira o vídeo oficial que apresenta a nova visão, cultura e estratégia da Alpargatas.
A empresa realizou uma análise de suas fortalezas e reforçou seu posicionamento como promotora de experiências positivas para o futuro. Com isso, estabeleceu uma visão que reflete sua presença internacional, marcas, produtos e cultura, alinhada a uma estratégia focada em competitividade e crescimento sustentável.
“Inspirar o mundo com uma pegada mais leve” é a nova visão apresentada pela companhia. A frase reflete a intenção de ser globalmente relevante, inspirar consumidores e destacar o centro do negócio da empresa, que são os calçados, além de fazer referência à cultura colaborativa e leve de trabalho. Os pilares de foco em competitividade e crescimento sustentável orientam essa nova estratégia.
Foco em competitividade e crescimento sustentável
A nova estratégia da Alpargatas enfatiza a força da marca Havaianas e seus produtos icônicos. No Brasil, o modelo de crescimento busca fortalecer a liderança em canais alimentares e na categoria feminina. A empresa também pretende expandir a marca Havaianas para mais canais, como os especializados, e explorar oportunidades em categorias como masculino e infantil.
No cenário internacional, 15 mercados foram priorizados para garantir consistência operacional em canais e geografias, fortalecendo a consolidação da marca globalmente, de acordo com a maturidade de cada mercado. As maiores atenções estão voltadas para Itália, Reino Unido, França, Espanha, Filipinas, Indonésia, Tailândia, Taiwan, Austrália, Colômbia, Argentina, África do Sul, Angola e Israel. Além disso, a Alpargatas busca acelerar o crescimento da Rothy’s nos Estados Unidos.
A simplificação permeia o portfólio, as estruturas e os processos, ajudando a capturar eficiência operacional e a alocar corretamente os recursos. A inovação, por sua vez, é orientada pelas necessidades emergentes dos clientes e consumidores, com uma alocação disciplinada de recursos para garantir retornos adequados. Novos formatos de chinelos e materiais, além de colaborações com outras marcas, continuam a ser fundamentais para manter a Havaianas conectada às tendências e relevante nos mercados.
Evolução cultural
A Alpargatas também está passando por uma evolução cultural para se alinhar ao momento atual da empresa. Com mais de 10 mil colaboradores em todo o mundo, o compromisso é encantar os consumidores.
Esse processo é guiado por três princípios e nove comportamentos esperados. Os três pilares fundamentais — “Inspirados pelos consumidores”, “Caminhamos juntos” e “Fazemos acontecer” — buscam alinhar as operações e a cultura organizacional aos desafios e oportunidades atuais.
Os consumidores estão no centro das decisões, com a cultura reforçando a antecipação de tendências e a inovação para criar as melhores experiências. A cultura da Alpargatas destaca atributos como transparência, excelência e eficiência para garantir resultados sustentáveis. A forma de trabalho da empresa é inclusiva, colaborativa e co-criativa, focada na atração e desenvolvimento de talentos.