CEO da Alymente conta como desenvolveu uma solução de benefícios flexíveis após escutar mais de 180 empresas e entender as dores dos colaboradores, food services e RHs
Mesmo a venda do vale-alimentação e refeição sendo considerada crime pela legislação brasileira, 39% dos trabalhadores que recebiam o benefício em 2019 optaram por vendê-lo, segundo uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).
Ao realizar essa transação ilegal, os trabalhadores perdem de 15 a 20% do valor, mas ainda assim, muitos preferiam – ou necessitavam – fazê-lo, demonstrando que, muitas vezes, os benefícios oferecidos pelas empresas não estavam alinhados às reais necessidades dos colaboradores.
Essas informações também foram encontradas por uma robusta pesquisa realizada pela Alymente, HRtech de benefícios flexíveis, entre os anos de 2017 e 2018 com cerca de 180 empresas. O objetivo foi explorar as oportunidades desse arranjo que envolvia três partes insatisfeitas: os estabelecimentos de food service, as empresas que contratavam os benefícios e os colaboradores.
Foi nesse contexto que nasceu a Alymente. No vídeo-case produzido pela Swap, a fábrica de criar fintechs responsável pela tecnologia de meios de pagamento utilizada pela HRTech, André Purri, CEO da empresa, contou sobre sua jornada ao idealizar e desenvolver uma solução para que o colaborador pudesse expressar sua individualidade, que fosse vantajoso para os bares e restaurantes, e também se tornasse um diferencial para a empresa empregadora.
“Conseguir oferecer uma cesta de benefícios que se adeque à realidade dos colaboradores é um diferencial gigantesco. Por isso, hoje a Alymente é uma importante ferramenta de atração, retenção de talentos e aumento de engajamento”, explica.
Confira o vídeo
Na época em que a Alymente era idealizada, não existia a abertura para a flexibilização dos benefícios. Em 2017. com as mudanças na CLT, abriu-se a possibilidade para a criação das empresas de benefícios flexíveis e foi quando o André iniciou sua pesquisa para revolucionar o mercado.
Para oferecer a solução ideal para os RHs, a Alymente conta com a solução Multiflex da Swap, a primeira e única plataforma de banking as a service (BaaS) especialista no segmento de benefícios flexíveis.
“Com a Swap, a gente não tira o olho na operação para fazer algo que não é o nosso core, o que faz com que a gente consiga ser muito mais eficiente”, explica André.
A tecnologia multissaldos da Swap permite que o RH das empresas dividam os benefícios dos colaboradores em até oito diferentes categorias (alimentação, refeição, mobilidade, bem-estar, entretenimento, educação, academia e saúde) em um único cartão, com uma única senha e com a bandeira Mastercard, aceita em mais de 2 milhões de estabelecimentos, inclusive para compras online.
Quem decide as regras dessas categorias é o próprio empregador, que tem a versatilidade de ativar ou desativar segmentos, criar regras de uso de acordo com a legislação vigente e convenções sindicais, solicitar novos cartões e também trabalhar com uma categoria de saldo livre para campanhas de incentivo e premiações, podendo até mesmo permitir saques e transferências nesta modalidade.
Além disso, o RH consegue acessar um dashboard com uma visão completa dos seus funcionários – em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) – onde é possível conhecer os hábitos de consumo dos colaboradores, ticket médio, previsão para acabar o saldo entre outras informações. Com isso, é possível traçar estratégias mais assertivas e trazer benefícios mais personalizados e que que fazem mais sentido para os funcionários.
A Alymente tem ainda mais um diferencial de mercado: uma série de parcerias para que o colaborador tenha uma experiência completa, com descontos e vantagens. “Hoje, muitos colaboradores enxergam os benefícios acima do salário. Essa é uma importante ferramenta de engajamento e, cada vez mais, os RHs precisam ter um olhar atento para isso”, finaliza o CEO.
Tecnologia superespecializada
A Swap é uma startup de Banking as a Service que, por meio de sua solução, tem empoderado diversas empresas a oferecer serviços financeiros aos seus clientes. Com uma estratégia independente e focada em solucionar dores profundas de segmentos específicos, ela se diferencia de outras empresas de BaaS no mercado.
É nesse contexto que nasceu a plataforma Multiflex, no início de 2021, direcionado para empresas de benefícios flexíveis. Ao longo de sua história, a empresa já levantou R$ 152 milhões em rodadas de investimentos, com nomes como Tiger Global, ONEVC, Canary, Flourish Ventures e GFC, além de anjos como Ariel Lambrecht, Guilherme Bonifácio e Justin Mateen.