Proporcionar aprendizagem em sessões rápidas, eficazes e de qualidade. Esse é um dos propósitos da Ambev On, a universidade corporativa da Ambev, que foi reformulada e, agora, aberta também ao público externo. Desta forma, além de beneficiar os colaboradores, a ideia é compartilhar conhecimento com todo o ecossistema. O acesso é gratuito e destinado a todos os interessados no universo Ambev. As sessões poderão ser vistas em newsletters, relatórios e em algumas redes sociais. Para acessá-la, basta clicar no link ambevon.skore.io e realizar as etapas do cadastro e/ou nas páginas do Youtube e Instagram da Ambev On.
“A Ambev é referência há anos em aprendizado contínuo da nossa gente, gestão e cultura e temos o desenvolvimento do nosso time como um dos pilares da companhia. Queremos levar esse conhecimento de forma autônoma por meio de conteúdos de educação corporativa em formatos curtos para todo o nosso ecossistema, trazendo exemplos de dentro da Ambev para debater, construir juntos e ser uma fonte de conhecimento, desde desenvolvimento pessoal, cultura organizacional até marketing e inovação, conectando quem quer aprender com quem consegue ensinar”, afirma Illana Kern, Diretora de People Design da América do Sul da Ambev.
Os microlearnings, isto é, sessões rápidas de ensino, foram pensados a partir da escuta ativa dos públicos da companhia. Dela, foram mapeados o melhor formato e os temas compatíveis às mais diferentes expectativas. Por isso, há conteúdos em formatos de texto, audiovisuais ou podcasts, que têm o objetivo de entregar conhecimento sobre as mais diversas demandas detectadas pelo público externo, como o universo cervejeiro, preparo dos processos seletivos, gestão de negócios no varejo e de bares e restaurantes, entre outros.
Todas essas sessões terão curadoria da Ambev e contarão com especialistas no tema, além de serem segmentadas em pequenas pílulas de cinco a 15 minutos. Isso tudo para que a Ambev On continue focada em proporcionar a aprendizagem contínua e entregar formatos que atendam à realidade do aluno. Internamente, essas atualizações no formato e na linguagem também ocorreram e deram tão certo que, até o momento, a plataforma já atinge cerca de 6,8 mil usuários e soma mais de 180 mil acessos.
Illana relembra que o projeto de reformulação da Ambev On teve início em 2020 e graças a essa atualização foi possível um novo contato entre os funcionários da companhia com as sessões de aprendizagem. “Queremos que esse engajamento interno ocorra também entre todo o ecossistema, só assim, conseguiremos atingir um dos nossos propósitos que é de proporcionar lifelong learning, ou seja, aprendizado contínuo com aplicação prática em vários momentos da vida da pessoa”, conclui a executiva.