Todo profissional que quer ser bem-sucedido deve preocupar com o seu networking
Um estudo com mais de 33 mil funcionários da indústria de tecnologia revelou que ter amigos no trabalho é crucial para o sucesso. Você concorda com isso?
Antes de falar de amizade, vamos falar de um dos aspectos mais importantes para o sucesso profissional, o networking.
Cultivar e, sobretudo, desenvolver a rede de relacionamentos é uma ferramenta muito influente para qualquer um, independentemente da área de atuação. As opções de contato podem ser os colegas de trabalho, clientes, fornecedores, ex-empregadores, familiares, amigos e parceiros de estudo. O fortalecimento da construção de uma carreira é feito de “conexões” e não apenas de contatos. A construção de alianças consiste em dar antes mesmo de pretender receber. A ideia é, ao invés de acumular contatos, devem-se construir pontes com o objetivo de estreitar laços e crescer em conjunto. Tudo é cíclico, um dia quem dá no outro pode precisar.
As conexões são a busca e a manutenção de relacionamentos que trazem benefícios mútuos, não sendo, portanto, uma via de mão única. Investir em conexões vai muito além de colecionar contatos influentes nas redes sociais e aproximar-se de pessoas em posições estratégicas nas empresas. A conexão permite a “troca” de experiências entre profissionais. Os profissionais que sabem utilizar a conexão conquistam bons resultados e o investimento nos relacionamentos deve ser constante, para que os resultados sejam sustentáveis e direcionados para os objetivos profissionais estabelecidos.
Então o que o networking tem a ver com a amizade? Tudo, afinal os amigos são os principais elos para nos apresentar, nos vender e para nos defender. Se eles, além de tudo, são pessoas que conhecem o nosso trabalho e a nossa competência, fica ainda mais fácil essa relação favorecer o nosso sucesso profissional.
São inúmeros os benefícios para a carreira de um profissional quando se tem uma amizade no trabalho, afinal vivemos em um mundo cada vez mais competitivo, complexo e dinâmico, além de termos muito trabalho e muita responsabilidade. Quando se pode dividir toda esta carga com os amigos dentro do ambiente de trabalho, as situações podem se tornar mais leves e menos estressantes.
Geralmente, as pessoas que são amigas são aquelas que possuem consideração, respeito, confiança, lealdade e torcem pelo sucesso uns dos outros, e todas características são de suma importância para criar um networking estratégico.
A amizade no ambiente de trabalho é saudável e favorável para a carreira de um profissional quando é acompanhada por profissionalismo e maturidade para equilibrar as mais diversas situações, e assim, não misturar e prejudicar seus relacionamentos, sejam eles internos ou não ao seu ambiente de trabalho.
Criar amizades na empresa pode ser uma tarefa mais difícil inicialmente, por isso é muito importante se mostrar aberto a essas possibilidades. O mercado atual exige trabalho em equipe e sinergia das pessoas para que as organizações possam ser mais produtivas e mais lucrativas. Devido a isso, para auxiliar nesses resultados, o profissional que consegue ter a competência relacional desenvolvida alcança maiores resultados e, também, pode apresentar, consequentemente, mais sucesso.
Amizade verdadeira é aquela que nos impulsiona, que podemos contar não apenas para fazer elogios, mas também críticas que promovem o crescimento, aspectos fundamentais para qualquer pessoal que faz a gestão da sua carreira e busca constantemente o seu desenvolvimento. Todo profissional que quer ser bem-sucedido deve preocupar com o seu networking, mas também com as relações de amizade construídas no ambiente profissional, para assim ser mais estratégico em todo o seu processo de desenvolvimento e sucesso profissional.
Por Fernanda Schroder, Gerente Nacional de Carreiras do Ibmec