Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Análise de dados e gestão de Churn: consultor dá dicas para mitigar o problema
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Alelo
Gestão

Análise de dados e gestão de Churn: consultor dá dicas para mitigar o problema

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
12/12/2022
827 Views
11/12/2022
Business photo created by freepik - www.freepik.com

Especialista indica a importância do gerenciamento de dados, análise e diagnóstico quando a perda de clientes sai do controle

A perda de clientes, desde que controlada, faz parte da vivência de uma empresa. Em um negócio saudável, essas taxas tendem a ser de 1% a 1,5% ao mês. Acima disso, indica-se que há dificuldade em manter uma base de consumidores crescente. Nesses casos, os negócios precisam prestar atenção às relações de causa e efeito e interferirem – através de uma metodologia baseada em análise, diagnóstico e aplicação – para resolver o problema.

Para Guilherme Wiering, sócio-fundador da Pratika, consultoria com foco em aumento de eficiência comercial, parte da gestão do churn é acompanhar indicadores periódicos e evolutivos que permitam entender se o problema está piorando ou melhorando, em um ciclo contínuo de gestão. Portanto, é necessário que a análise de dados esteja dentro do vocabulário das empresas. O especialista elenca dicas sobre como utilizar essa análise para compreender e resolver o Churn.

1. Análise e diagnóstico

Uma das partes primárias da Gestão de Churn está na capacidade de avaliar as informações à disposição para melhor criar um diagnóstico e, enfim, resolver o problema. Para Guilherme, os melhores diagnósticos são aqueles que passam por considerações quantitativas e qualitativas. “Existem problemas que devem ser medidos de forma matemática, outros devem abordar as causas onde os números não podem chegar. Novas dificuldades podem surgir e, por isso, uma gestão contínua é a forma mais eficaz de tratar a questão. Diagnósticos pontuais ajudam a aprofundar análises em momentos de crise, por exemplo, mas se limitam àquela determinada situação”, explica Wiering.

2. Relação produto x consumidor

O Churn tem ligação direta com as trocas de mercado que as empresas lidam diariamente. Nem todas as suas causas são consequências de relações de oferta e demanda derivadas de preço. Seus motivos podem variar dentro de um espectro de relações de mercado – sejam elas a qualidade de produto e serviço, ou problemas na cobrança e faturamento, por exemplo.

Nesse caso, para diferentes diagnósticos, desenvolvem-se diferentes tratamentos. “Uma empresa pode perder clientes para a concorrência que oferece produtos mais baratos. Mas não só por isso. O Churn pode ser fruto de uma infinidade de erros, portanto, é essencial entender as relações latentes entre produto x consumidor, sejam elas quais forem”, pontua o sócio-fundador da Pratika.

3. A análise externa também é importante

“O mercado está sempre se movimentando e entendê-lo é também entender o momento do seu negócio”, afirma Guilherme Wiering. O empreendedor lembra que a macroeconomia deve ser observada e impõe um papel importante na hora de gerir e até mesmo prever a perda de clientes antes que ela se torne danosa. Entre as ramificações desse estudo estão a possibilidade de prever impactos na capacidade de pagamento dos clientes e até mesmo na tendência de consumo de pessoas e empresas.

4. Apagando o fogo antes do incêndio

Com o devido monitoramento, as empresas também podem ver a fumaça antes que ela se transforme em um incêndio. Uma política bem estruturada de coleta e análise de dados pode facilitar o reconhecimento de padrões e gatilhos – eventos que indicam para a administração que há alguma coisa errada e que, a longo prazo, podem indicar uma perda maior de clientes.

5. O papel da Consultoria Comercial

Para o sócio-fundador da Pratika, o papel da consultoria comercial é bastante relevante para lidar com as medidas de Churn. “As consultorias partem de processos e metodologias que aceleram as análises e diagnósticos e permitem compreender onde estão as oportunidades, quais os focos de ação e os porquês. A consultoria tem experiência de muitas outras situações similares e, ainda que cada negócio, cada mercado e cada empresa tenham suas particularidades, as experiências acumuladas aceleram esses novos aprendizados”, conclui Guilherme Wiering.

Capital humano: é a melhor forma para se tornar uma empresa inovadora
RH digital é a nova realidade na LATAM Brasil
Empresas unificam cargos de CIO, CTO e CDO para impulsionar competitividade
Plataformas que irão transformar a sua empresa em 2020
O poder dos talentos: como profissionais capacitados transformam times e empresas
TAGS:Gestão de Churn
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Invalidação emocional e suas consequências irreversíveis
Próximo Artigo Como atrair talentos da geração Z
Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Do gramado à sala de reuniões: o PSG e as lições de performance contínua para o mundo corporativo
Comportamento
16/06/2025
Empresas adotam ‘recrutamento inteligente’ e economizam tempo
Soluções para RH Tecnologia
16/06/2025
PAT estratégico: como usar alimentação para atrair e reter talentos com a solução Swile
Benefícios Mundo RH
16/06/2025
Educação corporativa: a revolução que transforma aprendizagem em performance e diferencial competitivo
Educação Corporativa
16/06/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Gestão

Quatro dicas essenciais para uma liderança positiva

06/09/2022
Gestão

Meritocracia inclusiva impulsiona desempenho de empresas frente aos concorrentes

07/04/2025
Gestão

Esgotamento profissional: doenças autoimunes, hipertensão e depressão

30/01/2019
Gestão

Retenção de talentos: companhias investem em desenvolvimento profissional dos colaboradores

28/08/2018

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up