O crescimento da demanda por admissão de novos funcionários à distância começou o ano aquecido. Apenas no primeiro mês do ano foram mais de 30 mil profissionais contratados de maneira remota, um crescimento de mais de 87% em relação a janeiro de 2021, quando 14.618 pessoas foram contratadas.
Entre os setores que mais contrataram estão: varejo (7.266), saúde (4.948), alimentos e bebidas (4.577), terceirização (2.574) e mobilidade (1.172). Percentualmente, o setor de alimentos e bebidas é responsável pelo maior aumento no volume de contratações, de 300%, seguido pelo setor de saúde, que teve 164% de crescimento, quando comparados com o ano anterior. O setor de mobilidade também se destacou ao aparecer em quinto lugar na lista. Em 2021, ocupava apenas o 20º lugar em contratações no mês de janeiro.
Contratações em 2021
Em 2021, o mercado se mostrou favorável a novos modelos de contratações, que seguissem as novas medidas de restrições, para evitar o contágio da Covid-19. De acordo com números do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram criadas 2,7 milhões de novas vagas de emprego, em 2021. Cerca de 9% dessas contratações foram realizadas por meio de uma solução digital, sem a necessidade de o candidato comparecer presencialmente às empresas ou entregar documentos em papel.
Dados do unico | people, solução em admissão digital, mostram que neste período mais de 265 mil candidatos foram contratados por meio da plataforma. Com essa tecnologia, as empresas conseguiram admitir um funcionário em até 40 minutos, sem a necessidade de documentos em papel ou de contato presencial.
Setores como varejo, alimentos e bebidas, terceirização de serviços, construção civil e saúde foram responsáveis por mais 194 mil recolocações. Completando a lista dos dez setores que mais contrataram estão bancos, educação, telecomunicações, TI e mobilidade. “A retomada está acontecendo aos poucos e os meses com o maior número de contratações foram setembro, outubro e novembro. Períodos que precedem datas de grande movimento econômico como Dia das Crianças, Black Friday e Natal”, explicou Filipe Bertocco, consultor da unico.
O ponto em comum nos processos de seleção e recrutamento das empresas desses diferentes setores foi o uso da plataforma unico | people. Com essa tecnologia, as companhias conseguiram admitir um funcionário em até 40 minutos, sem a necessidade de documentos em papel ou de contato presencial. “Aqueles que já reformularam suas operações em 2021 pensaram em diversos fatores, como redução de custos de armazenamento, de tempo e deslocamentos. Sem contar o fato de que o escritório físico já não é um limitador para a contratação, então para 2022 é preciso pensar também como conduzir esse processo prezando pela privacidade e segurança de todos”, afirmou o consultor.
Em 2022, mais de 45 mil candidatos já foram registrados no sistema do unico | people. Desse número, mais de 30 mil contratações já foram realizadas pelas empresas que atuam no varejo, na área da saúde, alimentos e bebidas.
LATAM reduz tempo para contratação de 27 mil profissionais
A LATAM Brasil é um exemplo de como a solução digital auxilia nas contratações, trazendo mais agilidade para o processo e otimização de tempo para as equipes de RH. Por mês, a empresa realiza 500 admissões, com 11 tipos de documentos diferentes para cada candidato, equivalente a um total de 5.500 documentos por mês. A equipe de recursos humanos leva, em média, uma hora para conferir os documentos de cada candidato, ou seja, 500 horas por mês para poder conferir toda a documentação gerada. Com o uso do unico | people é gerado apenas um relatório para a conferência do status da documentação, o que reduz o tempo de trabalho para aproximadamente duas horas por mês.
A companhia aérea utiliza a solução desde 2019, ao longo desses anos foram contratados, por meio do unico | people, aproximadamente de 27 mil profissionais, uma média de 6.750 profissionais por ano.