O ano está acabando e, com ele, chega aquele momento de definir as metas para 2022. E por que não colocar na lista ser o dono do próprio negócio? Para se ter uma ideia, de maio a agosto de 2021, foram abertas 1,4 milhão de empresas no Brasil – o número é 1,9% maior do que o registrado nos primeiros quatro meses deste ano, e 26,5% superior na comparação com o segundo quadrimestre de 2020. No acumulado de 2021, até outubro, foram iniciados 3,4 milhões de negócios – o volume já supera o total de 2020, quando 3,3 milhões de empresas foram abertas. Os dados são do Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia.
Se por um lado o processo de abertura de um negócio tem sido facilitado, com menos burocracia e prazo reduzido, por outro, mantê-lo sustentável, principalmente pela ótica financeira, o desafio cresce à medida que o mercado evolui, com um consumidor cada vez mais exigente. Então, mais do que talento para empreender, é necessário estudar, conhecer bem o campo onde se pretende atuar e ter um entendimento global sobre administração, gestão, marketing, entre outras áreas tangentes ao sucesso de qualquer empresa.
No Bookplay, primeira plataforma 100% brasileira de streaming de educação, é possível encontrar um amplo portfólio de conteúdos relacionados a empreendedorismo. Por meio do Programa de Educação Continuada Gestão, além do acesso a todo o acervo (cursos, livros, banca, audiolivros, videoaulas, curso de inglês e espanhol, área kids e clube de benefícios), a plataforma disponibiliza, ainda, pós-graduação (em Administração, Consultoria, Gestão, Inovação e Liderança, por exemplo) e conteúdos exclusivos – são mais de 800 livros nas áreas acadêmica, de contabilidade, economia, empreendedorismo, marketing, RH, entre outras.
Na área de Administração, os cursos livres mais acessados no Bookplay são:
- Marketing Digital
- Analista Financeiro
- Atendimento ao Cliente
- A dministração de Empresas
- Gestor de Empresas
Quanto aos livros, os mais procurados pelos usuários são sobre Empreendedorismo (79%), seguidos pelos Acadêmicos (10%). Alguns dos títulos são: