O distanciamento social imposto pela pandemia fez com que muitas empresas adotassem, além do home office, o modelo anywhere office. Com colaboradores trabalhando em diferentes lugares do país e do mundo, no entanto, a tendência já era velha conhecida de algumas organizações. Já entre outras, o modelo deve continuar a ser adotado para o tão esperado pós pandemia também.
A Zeev, empresa que desenvolve e fornece softwares com tecnologia low-code, por exemplo, já aposta no anywhere office, assim como a BRQ Digital Solutions, que adotou o modelo pouco antes do início da pandemia. Outra empresa que adotou o modelo e segue firme é a Paketá, que nasceu já sob os moldes do ‘escritório em qualquer lugar’. Conheça abaixo mais empresas que adotaram o modelo e que podem te inspirar na sua própria organização.
Zeev:
A Zeev desenvolve e fornece softwares com tecnologia low-code, que permite que outras empresas possam desenvolver seus próprios software e aplicativos. A Zeev tem como crença que qualquer pessoa pode facilitar sua rotina de trabalho e se propõe a conectar os departamentos, fazendo o trabalho fluir com leveza, otimizando resultados e favorecendo a escalada de negócios. A empresa tem como ponto central das relações, a liberdade e a transparência e, pensando nisso, implementaram o conceito de “Anywhere Office” entre seus funcionários. Atualmente, contam com colaboradores por todo o Brasil e clientes distribuídos em 6 países.
Paketá:
A Paketá nasceu sobre o modelo anywhere office. Fundada em 2018, a Paketá é uma fintech que oferece crédito consignado para colaboradores em uma plataforma 100% digital. A empresa traz uma proposta de valor baseada em dados que contempla duas frentes: atuação de ponta a ponta com alocação de capital para empréstimos; e licenciamento com uma plataforma White Label no modelo de Consignado as a Service (CaaS) ou Software as a Service (SaaS). Com mais de 60 pessoas no time, a fintech já levantou um investimento de R$9 milhões, com os VCs Shift Capital e 4Z. Hoje, a empresa conta com mais de 1250 empresas conveniadas e milhares de colaboradores são beneficiados em todo país. Para saber mais, acesse: paketa.com.br
TRIIDER:
O Triider é a maior plataforma de serviços gerais do país, que conecta clientes a profissionais especializados e ideais para a demanda do consumidor. A startup adquiriu, em julho de 2021, a operação brasileira do aplicativo espanhol Habitissimo. Juntas, as empresas cobrem todo o território nacional e totalizam mais de 80 serviços disponíveis, como pintura, elétrica, hidráulica, frete, reforma, entre outros. Por meio das plataformas, site ou aplicativo, o consumidor pode contratar os mais de 8 mil profissionais cadastrados e aptos a realizar serviços de pequenas e grandes reformas. O modelo de negócios via app, plataformas e site permitiu que o Triider adotasse o modelo de anywhere office para os seus mais de 100 funcionários.
NODO:
A Nodo é uma empresa de tecnologia com mais de dez anos de experiência criando soluções digitais personalizadas para diferentes indústrias e algumas das maiores empresas do mundo. Com sede em Pelotas (RS) e San Diego (CA), a Nodo disponibiliza soluções que auxiliam o Marketing em iniciativas de engajamento com a marca, RH na automatização de processos e TI através da disponibilização de times técnicos dedicados. Com modelo de anywhere office, a Nodo se esforça em criar uma experiência que capacite o time com as ferramentas e recursos necessários para realizar seu trabalho da melhor forma.
MATH:
A Math, holding de empresas que aplicam ciências exatas para melhorar a relação entre marcas e pessoas, tem o objetivo de atender um amplo mercado de marketing, tecnologia e mídia digital. Para isso, ela conta com uma equipe multidisciplinar, diversa, orientada a dados que tem a flexibilidade de executar as suas tarefas de onde desejar. Com escritórios em dois continentes (América e Europa), especificamente em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Portugal, a empresa atualmente possui um time de 150 pessoas, com previsão de conquistar mais 200 até o final deste ano.
Sensedata:
Fundada em 2016, a SenseData tem como missão melhorar o relacionamento das empresas com os clientes, através do gerenciamento de Customer Success. A plataforma integra diversas fontes de dados para monitorar a base de clientes, criando uma visão completa de cada um deles, gerando ações reais a partir desses indicadores. A Sensedata é a primeira plataforma do Brasil focada em Customer Success Management, além de ser referência em Custumer Sucess na América Latina, por isso, a empresa conta com modelo de atuação anywhere office.
ColorKrew:
A Colorkrew é uma empresa de tecnologia e inovação que atua no setor de RH descomplicando a gestão de objetivos, ativos e recursos. Os produtos e serviços da empresa visam assegurar a continuidade da operação durante o home office e facilitam a volta gradual aos escritórios em modelo híbrido com mais segurança e maior produtividade. Fundada no Japão e com um time no Brasil desde janeiro de 2020, a ColorKrew é uma empresa disruptiva que valoriza times auto gerenciáveis e tem um modelo de benefícios e incentivo para os funcionários trabalharem durante determinado período em outra cidade ou até mesmo outro país.
BossaBox:
A base da BossaBox é o anywhere office! Fundada em 2017, a BossaBox é uma startup referência em squads-as-a-service no Brasil. Por meio desse modelo inovador, a empresa monta e fornece equipes de tecnologia – os chamados “squads” – sob demanda e de forma ágil para empresas que precisam desenvolver produtos digitais e acelerar seu processo de transformação digital. Por meio do trabalho remoto, a BossaBox encontrou um meio de promover a diversidade e inclusão de profissionais de TI de todo o Brasil na área de tecnologia, garantindo acesso a uma fonte de renda estável independentemente da cidade ou estado em que atuam.
BRQ:
A BRQ Digital Solutions, empresa que atua na transformação digital há 28 anos, começou com o modelo anywhere office pouco antes da pandemia começar. A empresa incentiva a mobilidade, flexibilidade e liberdade para os colaboradores trabalharem da onde desejam: praia, montanha, casa da mãe, cafeteria e quem sabe um airbnb com os amigos. Durante a pandemia foram contratados mais de 700 novos colaboradores na BRQ, sendo metade de fora das cidades onde a empresa possui escritórios. Agora a empresa acaba de anunciar a abertura de 400 vagas em modelo de trabalho remoto, sendo que 50 delas são para atuar em projetos internacionais da BRQ North America. As posições vão desde gerente de projetos, até analista de testes e programador. As oportunidades são nas áreas de desenvolvimento, gerente de projetos, agile coach, engenharia de dados, analista de negócios, analista de testes, programador, entre outras. Todas as vagas e qualificações necessárias para as inscrições nos processos seletivos podem ser vistas aqui: https://www.brq.com/venha-ser-
ESCALA:
Fundado em 2016 dentro do Laboratório de Inovação do Hospital Albert Einstein, o Escala é uma solução completa que possibilita transparência às gestões e agilidade na elaboração de escalas de trabalho, plantões e turnos. Seus serviços orientam e evitam passivos trabalhistas e falhas na comunicação, turnover e insatisfação do colaborador, alocação inadequada da força de trabalho, erros nos dados de pagamentos e, principalmente, tempo gasto com gestão. Atualmente, possuem mais de 55 mil usuários e já impactaram mais de 150 empresas, entre elas estão JSL, Amil, Luft, James Delivery, Unimed FESP e Hospital Santa Catarina. A startup acredita que o modelo híbrido de trabalho é uma forte tendência para o futuro, por isso, criou o Escala Espaços, uma ferramenta para gerir posições e locais de trabalho flexíveis que chega para ajudar empresas que querem retomar aos escritórios e manter o home office alguns dias da semana. Com a solução é possível criar escalas para os espaços, ou seja, dividir e organizar qual colaborador irá ocupar cada posto de trabalho, mesa ou sala de reunião.