RH e o seu novo papel em treinamento na era da transformação digital
“Mais do que disponibilizar conhecimentos sobre um assunto, a transformação digital exige uma nova maneira de pensar e de agir. E, nesse sentido, a área de recursos humanos é fundamental em todo o processo: desde o recrutamento e a seleção até o treinamento dessas novas equipes”, afirma Patricia Chagas, especialista em recursos digitais aplicados à educação.
No contexto do mundo atual, movido pelas tecnologias exponenciais, é importante não só apresentar o conhecimento mas estimular as diversas capacidades de aprender para que a empresa tenha sucesso e seja sustentável. “Sendo assim, a transformação digital exige que os profissionais de desenvolvimento de pessoas conheçam os recursos de aprendizagem digital, de maneira a pensar a solução de acordo com as necessidades do indivíduo. Saímos assim de um foco no conteúdo para um conceito de construtivismo”, explica.
Isso significa que em um processo de treinamento e desenvolvimento todos são responsáveis, inclusive o aprendiz, que assume o protagonismo por seu aprendizado.
Se antes a área de recursos humanos contratava plataformas, licenciava conteúdos ou encomendava cursos e treinamentos, hoje o aprendizado é contínuo e ubíquo – um novo modelo mental que precisa ser implementado em toda a empresa, mas que é dirigido pelo próprio profissional. “Assim como os bótons que os escoteiros vão ganhando conforme adquirem novas habilidades, hoje os profissionais colecionam ‘nano degrees’, certificados obtidos com cursos de curtíssima duração, mas muito focados e completos, para ensinar habilidades específicas que atendam demandas imediatas”, analisa.
Com o domínio dos recursos de inteligência artificial, vão surgir bots que vão ajudar o profissional não só a construir suas trilhas como avaliar seus conhecimentos e aprofundar o que for necessário.
A empresa, portanto, precisa estar preparada para capacitar seus colaboradores de maneira contínua, de modo a que permaneçam na empresa tanto quanto possível, em movimentos de carreira horizontais e verticais.
Esse processo é o que hoje a HSM chama de OMNI Learning, o aprendizado Orgânico, Mobile, Não linear e Integrado. O resultado são equipes que se tornam capazes de direcionar o negócio para o sucesso ou para sua completa reinvenção.
Patricia Chagas é uma das palestrantes da HR Conference, evento promovido pela HSM que está com vagas esgotadas e que vai discutir, no dia 6 de março, como ressignificar o papel do RH na era digital.