A Arcos Dorados, franquia que opera a marca McDonald’s em 20 mercados da América Latina e Caribe, mais uma vez, marca presença no ranking do Great Place to Work (GPTW), que indica quais são as empresas que oferecem, no Brasil, um dos melhores ambientes de trabalho a seus funcionários. Desta vez, a companhia ocupa a segunda posição na categoria “empresas de grande porte do varejo”, com mais de 10 mil funcionários. Já em “empresas médias de varejo”, o reconhecimento se estendeu também ao Grupo Levvo, uma das franqueadas do McDonald’s no Distrito Federal e em Goiás, que novamente ocupa a 1ª posição no ranking, assim como em 2020.
Com participações acumuladas desde 1997 e alguns prêmios conquistados no ranking GPTW no país, a Arcos Dorados reforça o conjunto de crenças que a companhia coloca em prática em todas as oportunidades que possui. Entre elas, destaque para a geração de oportunidade para o primeiro emprego e incentivo ao crescimento profissional a partir de um plano de carreira estruturado, treinamentos e capacitações, programas de aprimoramento, além de iniciativas que tem o objetivo apoiar e impactar positivamente a vida dos seus funcionários.
No Brasil, 70% do quadro de funcionários são jovens de até 24 anos e, muitos, em sua primeira oportunidade de trabalho. “Nosso compromisso com o desenvolvimento de jovens está presente desde a geração de oportunidades de primeiro emprego, uma vez que não exigimos experiência prévia nos restaurantes, até a série de treinamentos e avaliações que estimulam o crescimento e contribuem para a construção de carreira deles”, ressalta Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados.
Ao longo de todos esses anos, a companhia também vem sendo reconhecida por diversos outros fatores, como seu quadro de funcionários diverso, ótimo ambiente de trabalho, incentivo à diversidade e inclusão, entre outros. A Arcos Dorados também opera sob a filosofia Cooltura de Serviço, que incentiva os colaboradores da rede a se portarem e agirem como realmente são, desde a maneira de se comunicar com os clientes até o uso de penteados, maquiagem e acessórios com os quais se identificam. Essa postura foi ainda mais reforçada com a criação da Política de um Ambiente de Trabalho Seguro e Respeitoso, que firma o comprometimento da rede em proporcionar um ambiente seguro, respeitoso, diverso e inclusivo em todos os seus restaurantes e escritórios no país.
Outra importante iniciativa da empresa, implementada em toda a América Latina há cerca de três anos, é o Comitê de Diversidade e Inclusão, que tem o propósito de conscientizar os funcionários sobre o respeito às individualidades e trabalha em frentes como gênero, gerações, diversidade sexual, saúde e bem-estar e, no Brasil, também atua em duas frentes adicionais: raça e pessoas com deficiência. Atualmente, o quadro de colaboradores contempla aproximadamente 1.500 funcionários com deficiência, que recebem treinamento personalizado e são estimulados a desenvolver seus potenciais e serem incluídos no mercado de trabalho.
“Essas boas práticas que fazemos com a maior dedicação são exemplos de iniciativas que o Great Place to Work ajuda a chancelar. Ao aplicar seu selo em nossas marcas, eles a elevam ao nível de exemplo e, assim, mais pessoas poderão usufruir de uma vida profissional mais plena”, conclui a executiva