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As 6 soft skills mais desejadas para a área de tecnologia

Veja quais são as principais habilidades que o profissional precisa ter para conquistar sucesso em sua carreira

Com as recentes mudanças nos formatos organizacionais, que buscam cada vez mais colaboradores autônomos e com iniciativa, as habilidades exigidas ganham ainda mais força. E na área da tecnologia não é diferente!

As soft skills são conhecidas como as competências comportamentais do profissional, observadas na convivência diária, por meio de atitudes, talento e conhecimento acumulados ao longo da vida, a partir de aprendizados e de diversas experiências adquiridas com livros e até tutores. 

Segundo uma pesquisa realizada pela CareerBuilder, conduzida nos Estados Unidos com mais de 2 mil gestores e profissionais de recursos humanos, 77% das empresas acreditam as soft skills são tão importantes quanto as habilidades técnicas, e 16% as consideram até mais importantes que a capacidade técnica ao avaliarem um candidato para a vaga.

Em um mercado altamente competitivo, como o de tecnologia, quais são as soft skills desejadas desse profissional? Se você é da área ou empresa que busca esse profissional, Daniel Kriger, CEO da Kenzie Academy, escola de programação que atua na formação de desenvolvedores web full-stack, lista quais são, hoje, as principais habilidades. Confira: 

  • Comunicação eficaz: Repassar informações relevantes, de forma clara, objetiva e compreensível é fundamental para o alinhamento das ações diárias e o fluxo harmonioso do trabalho;
  • Flexibilidade: É imprescindível que o profissional saiba se adaptar em caso de mudanças, pois agiliza novos processos e demonstra atitude diante dos desafios propostos;  
  • Trabalho em equipe: Estabelecer e manter relacionamentos e parcerias para atuar de forma integrada, colaborativa e com foco na manutenção de clima organizacional favorável são essenciais;
  • Manutenção da carreira: Melhorar essas habilidades é indispensável para reforçar a compatibilidade do profissional com a empresa. A falta dessa sinergia faz com que muitos colaboradores sejam desligados ainda no período de experiência;
  • Desenvolvimento pessoal: As softs skills podem ser constantemente aprimoradas, por isso é muito importante desenvolver outras características, como resiliência, autocontrole, autonomia e perfil de liderança;
  • Ajuda profissional: Caso precise de ajuda para descobrir quais são as competências que precisam ser desenvolvidas, recomenda-se a realização de terapia, ou mesmo participar de programas específicos disponibilizados pelas empresas.

Atualmente, o mercado está mais atento às soft skills, pois sabe o quanto elas podem influenciar no sucesso dos negócios. “Quando bem desenvolvidas, certamente o profissional apresentará uma boa performance e o autoconhecimento é um ponto de partida para descobrir quais dessas competências precisam ser aprimoradas”, avalia o CEO da Kenzie Academy.

 


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