O mercado de trabalho está sempre em constante mudança e as competências que ele exige também. Por isso, o LinkedIn, após uma análise, divulgou as habilidades que as empresas mais precisam em seus colaboradores em 2020. A pesquisa, que divide as habilidades em Soft Skills (competências comportamentais) e Hard Skills (habilidades técnicas), sinaliza que as empresas estão mais atraídas por colaboradores com fortes habilidades orientadas para as pessoas, tomadas de decisão e capacidades analíticas.
Tendo em vista a importância destas qualificações para o mercado, a área de Treinamento & Desenvolvimento vem se tornando cada vez mais cada vez mais relevante, mesmo como uma requalificação dos profissionais. De acordo com Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa, o papel da organização no desenvolvimento de competências é o de ensinar um assunto relevante ao cotidiano profissional do indivíduo com o intuito de facilitar a execução do trabalho, porém há que envolvê-lo neste processo. “As pessoas só vão se dispor a aprender quando eles perceberem que eles precisam do conteúdo que será passado ou quando eles não conhecem essa informação e ela será importante na performance dele no trabalho”, pontua Flora.
Formar uma equipe que atenda aos requisitos do mercado requer o desenvolvimento das competências de cada um incluído no processo. Porém, somente ensinar essas habilidades nem sempre é efetivo, visto que apenas 16% das pessoas executam, no dia a dia, o que aprendem. Segundo a SG, o maior desafio é a transferência do conhecimento para a prática e, para isso, se faz necessário colocar as pessoas no centro desse processo de aprendizagem. Por isso, um treinamento customizado é necessário, pois atende as necessidades e particularidades da empresa e dos envolvidos.
Como o próprio nome sugere, um treinamento customizado ou uma solução de aprendizagem desenhada sob medida é um processo de educação corporativa que desenvolve programas que atendam exatamente às necessidades de uma empresa. Dessa forma, ele consegue ser eficaz ao se adequar às particularidades do negócio, diferentemente dos procedimentos padronizados, que contam com modelos pré-moldados para se encaixarem em contextos diversos.
Todo este reconhecimento do que é necessário para efetuar uma aprendizagem que funcione para a equipe é feito durante um processo de diagnóstico, pois é ele que possibilita o treinamento personalizado. O diagnóstico começa antes do procedimento e é fundamental para que o treinamento valorize o que a empresa e seus colaboradores precisam.
O mercado de trabalho está em constante mudança e saber suas demandas é crucial para o crescimento empresarial, assim como, também é essencial um diagnóstico para conhecer a fundo o ambiente corporativo e seus colaboradores, a fim de aplicar um processo de aprendizagem que desenvolva as habilidades necessárias em cada parte da colaboração.