Qualidade de vidaSaúde

As metas para 2021 e os cuidados com a Saúde Mental

É muito importante que as pessoas olhem para si mesmas com muito cuidado e carinho

Chegamos em 2021 depois de um 2020 que não deixará saudades. É natural que o início do ano seja marcado pelas tradicionais listas de metas a serem cumpridas, além de promessas, expectativas e votos de esperança por um futuro melhor. Afinal, não estamos iniciando apenas mais um ano, mas a virada também marcou o início de uma década.

Ter metas é essencial na vida do ser humano, mas buscar a motivação para cumpri-las é ainda mais importante. Entramos em um ano de esperança e renovação e é preciso prestar bastante atenção nos cuidados que devemos ter com as nossas expectativas. Nesse sentido, é preferível que uma grande meta seja desmembrada em menores e distribuídas a curto, médio e longo prazo. Em tempos de incertezas, precisamos evitar planejamentos muitos distantes e criar objetivos próximos que incentivem e alimentem nossa motivação diária.

Estamos em um confronto entre rituais otimistas e as fortes dificuldades despertadas pela pandemia, aprendendo a dar a devida importância à nossa saúde mental. Não surpreende, assim, o ano de 2020 ter elevado a busca por termos relacionados a transtornos mentais durante a pandemia em 98%, de acordo com o Google Trends.

Uma dica que dou para quem já preparou sua lista de metas e deseja alcançá-las é a  importância de estabelecer uma rotina diária. Além de ajudar com responsabilidades e evitar vícios, a rotina faz com que sejamos obrigados a viver “o hoje”. Se temos uma lista de afazeres para o dia, somos menos tentados a nos prender às angústias do passado ou aos anseios do futuro. Fazer terapia é essencial nesse processo de se redescobrir e traçar planos para alcançar metas. É muito importante que as pessoas entendam que não há problema em procurar ajuda. Isso se torna ainda mais importante quando ações rotineiras passam a incomodar. É um sinal de alerta que certamente você já recebeu em algum momento recente, certo?

É muito importante que as pessoas olhem para si mesmas com muito cuidado e carinho. Principalmente em um período em que tanto se fala sobre empatia. Ter um horário para acordar, dormir, trabalhar e – principalmente, cuidar de si – é essencial para uma vida mais saudável física e mentalmente. Reserve pelo menos 30 minutos do dia, todos os dias, para cuidar da pessoa mais importante do mundo: você. Seja com a prática de atividades físicas, canto, leitura de um livro ou o que mais fizer seu coração pulsar ainda mais de felicidade. Isso tudo aliado a uma uma alimentação balanceada são a chave do sucesso, pois hábitos e atitudes saudáveis são muito bem-vindos a nosso corpo e mente.

Que tenhamos um 2021 mais leve, mais esperançoso e que tenham cada vez mais em mente que a prevenção é a maior preocupação quando se trata de qualidade de vida e bem-estar.

Por Donata Hamada –  psicóloga e Supervisora de Saúde Mental na Amparo Saúde, healthtech pioneira em APS (Atenção Primária à Saúde). 

Botão Voltar ao topo