Tecnologia

As oportunidade no setor de tecnologia

A abertura de vagas neste segmento é um sinal muito importante, revelando um crescimento da demanda por serviços e trabalhos diretamente relacionados à tecnologia

Daniel Kriger é cofundador e CEO da Kenzie Academy Brasil.

Com o avanço tecnológico e a aceleração digital, impulsionados pela pandemia, o segmento de tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, se tornando uma das principais potências e gerando milhares de oportunidades por dia, seja para quem busca emprego ou para quem pretende empreender. De acordo com um estudo da consultoria McKinsey, o Brasil terá um gargalo de 1 milhão de profissionais de tecnologia até 2030.

A abertura de vagas neste segmento é um sinal muito importante, revelando um crescimento da demanda por serviços e trabalhos diretamente relacionados à tecnologia. Para o mercado, essas oportunidades também são vistas com bons olhos, considerando que o Brasil tem mais de 14 milhões de desempregados, sendo que 29, 8% deles jovens entre 18 e 24 anos. No entanto, não basta apenas ter pessoas interessadas nas vagas, é preciso muito mais que isso. As empresas buscam por profissionais com conhecimento técnico que tenham a qualificação necessária para exercer o trabalho com eficiência. E esse é um grande desafio: a qualificação de profissionais de tecnologia.

Somente com o preparo e conhecimento adequado é possível inserir ou recolocar as pessoas em vagas do setor. Dessa forma, podemos observar que temos um enorme déficit de profissionais atualmente, e por conta disso, há uma grande oportunidade para quem quer entrar na área, afinal, além de ter uma alta taxa de empregabilidade, também oferece remuneração atrativa. Segundo o Guia Salarial de 2021, da consultoria Robert Half, os salários para programadores começam, em média, em R$4.000,00 para cargos de nível júnior, podendo chegar a até R$17.750,00 para cargos de nível sênior, valores que podem variar ainda mais de acordo com cada região do país.

Mas o desafio se estende às instituições, que não conseguem preencher as vagas e acabam deixando de crescer por conta disso. Por isso, acredito que há uma longa jornada entre a formação de programadores qualificados e a inserção no mercado de trabalho para iniciar uma carreira de sucesso. E promover o ensino de qualidade é, ainda, uma das principais soluções para reverter essa situação e promover um sistema onde todos saem ganhando.

Na Kenzie Academy, nós temos o objetivo de oferecer ensino de qualidade para quem deseja trabalhar na área da tecnologia, com o foco no aprendizado prático e no ensino das principais linguagens de programação do mercado para o desenvolvimento de um programador full stack, inclusive soft skills. Além de promover todo o ensino técnico de qualidade, em tempo menor do que uma graduação, nós realizamos todo o acompanhamento do aluno para que ele conquiste uma vaga no mercado. Com isso, conseguimos promover uma taxa de empregabilidade de 98% dos nossos alunos.

Acredito que mesmo diante de tantos desafios e dificuldades, é possível “cavar” oportunidades de emprego e, neste caso, até de uma mudança para um estilo de vida melhor, por meio de acesso à educação e conteúdo de qualidade, dedicação e muita perseverança, afinal, a área de tecnologia está de portas abertas para receber novos programadores, porém é necessário que eles estejam preparados para encarar todos os desafios da carreira.

Botão Voltar ao topo