Há algumas décadas, a automação era o grande “bicho papão” do mercado de trabalho. Em tempos mais recentes, temos as inteligências artificiais e as criptomoedas, mas o quanto disso é verdadeiro?
As criptomoedas já ocupam espaço em absolutamente todas as áreas da vida em sociedade, de modo que não é surpreendente perceber seu impacto no mercado de trabalho. Aliadas às conquistas e aos avanços sociais, o que se percebe são mudanças de paradigma em maneiras de contratar e trabalhar.
Investidores de moedas digitais, por exemplo, estão entre os mais bem-sucedidos de todo o mercado. Se antes o valioso era investir em moedas como o dólar e o euro, atualmente são criptomoedas como Bitcoin e Ethereum que ocupam posições de destaque, o que afeta em cheio o mercado de trabalho.
Diante desse contexto, nos tópicos abaixo nós vamos identificar carreiras que estão em alta quando o assunto é o setor de blockchain e das criptomoedas, incluindo analistas, desenvolvedores e até mesmo profissões que já existiam no passado, mas adotaram uma nova “cara” diante da influência das criptos.
1. Especialistas em segurança digital
As moedas digitais são consideradas mais seguras que as suas equivalentes tradicionais, por uma série de razões. Seja pela tecnologia da blockchain ou a descentralização dos valores, a verdade permanece: é indispensável compreender como a segurança digital funciona e se manter protegido na internet.
É exatamente nesse contexto que aparece a profissão de especialista em cibersegurança. Profissionais dessa área dedicam sua expertise em proteger sistemas, identificar brechas que podem ser exploradas por agentes maliciosos e fornecer serviços variados relacionados às criptomoedas e às demais tarefas.
2. Analistas de investimentos em criptomoedas
Você sabe, mesmo sem números exatos, qual a cotação Ethereum? Se a resposta é “não”, há aí uma oportunidade. Analistas de investimentos em criptomoedas analisam plataformas como a Binance e notícias sobre moedas digitais e bolsa de valores para identificar as melhores oportunidades de aplicar.
3. Advogados especializados em Direito na internet
Quando nós pensamos nas criptomoedas, as primeiras áreas que vêm à cabeça possivelmente são a Economia e a Tecnologia da Informação. O Direito, tão importante em variados contextos, não ocupa um espaço de destaque nessas discussões. Isso é um erro! O que não faltam são boas oportunidades.
Advogados com especialização na aplicação do Direito na internet têm observado crescimento mais do que significativo na demanda de seus serviços. Isso acontece porque as leis nos espaços online ainda são relativamente novas, o que pede conhecimentos aprofundados e uma atualização bem frequente.
4. Desenvolvedores de blockchain
Blockchain é o nome da tecnologia usada para o armazenamento de informações relativas às moedas digitais, o que de cara explica a necessidade e a importância dos desenvolvedores neste espaço. O que se tem é uma nova profissão, com expertise na área possibilitando vagas com excelente remuneração.
5. Produtores de conteúdo e marketing
Fechando a lista, temos os produtores de conteúdo e de marketing online, os quais executam tarefas nem sempre imediatamente associadas às moedas digitais. A verdade é que aqui não falamos de uma única profissão, mas de múltiplas: redatores, designers, editores de vídeo, roteiristas, social media…
O papel desses profissionais varia de empresa para empresa, mas sempre de maneira associada aos negócios de criptomoedas e os trabalhos que precisam ser executados para esse mercado prosperar. A variedade acaba sendo um dos seus aspectos positivos, com vagas para profissionais diversificados.
Adaptando-se ao novo mercado de trabalho
A adoção de criptomoedas não apenas altera as profissões tradicionais, mas também exige que trabalhadores desenvolvam novas habilidades, como alfabetização digital, compreensão de conceitos financeiros avançados e adaptação às inovações tecnológicas.
Além disso, o crescimento das moedas digitais cria um mercado de trabalho globalizado, onde profissionais podem colaborar remotamente em projetos que utilizam blockchain. Isso reforça a necessidade de fluência em inglês e habilidades de comunicação multicultural, além de um forte senso de ética no uso dessas tecnologias.
O futuro é incerto, mas as possibilidades para aqueles que desejam se especializar no universo das criptomoedas são vastas. Estar atento às mudanças e preparado para se reinventar é o diferencial para aproveitar as oportunidades desse setor em constante evolução.
A conclusão a que podemos chegar, após a análise das profissões citadas acima e de outras, é que não há nada de muito diferente do que é visto no mercado de trabalho desde sempre: com o avanço de novas tecnologias, profissões são criadas, se adaptam ou são extinguidas. O ideal é estar atualizado!