Muitas empresas já reconhecem a importância de ter um sistema de automatização, chegando até mesmo a contratar um empréstimo com garantia, para investir especificamente nesta modernização.
Mas, e sobre CRM colaborativo, você já ouviu falar?
As ramificações ou especificidades sempre são menos faladas do que o sistema geral. O todo é sempre mais conhecido, mas é preciso entender os detalhes para que se possa aplicar, de maneira mais assertiva, tal sistema.
Por este motivo, no artigo de hoje, apresentaremos para você, caro leitor, o que é CRM colaborativo e quais as vantagens que este pode trazer para dentro da sua empresa, tornando-o muito mais competitivo dentro do mercado.
Aproveite e boa leitura!
Mas, o que é?
CRM colaborativo se trata de um sistema responsável pela captação de informações com os clientes, prospects e leads, com o intuito de registrá-las no sistema de forma que flutuam entre todas as áreas que se interessam por tal informação.
Indo desde o marketing, passando pelo desenvolvimento de produtos, pela área de venda e, em alguns casos, chegando, até mesmo, ao financeiro.Dessa forma, o CRM colaborativo permite, através de uma nuvem, um melhor compartilhamento e comunicação de todos os setores em relação ao mesmo conhecimento.
Sabemos que o CRM é um dos sistemas mais interessantes e eficientes de se possuir dentro de uma empresa, já que o mesmo permite oferecer um atendimento personalizado ao cliente.
O colaborativo é a parte que pega todas essas informações e leva aos setores para que estes possam trabalhar tal personalização, a fim de caracterizar o atendimento ao interessado pelos serviços da empresa.
Ao ler pela primeira vez, as pessoas podem pensar que este se trata de algo que envolva os colaboradores, de alguma forma por conta do nome. Mas, o CRM colaborativo se trata do próprio atendimento ao cliente, e como a sua empresa pode tornar este ainda melhor.
Logo, ainda que sejam apreciadas as ideias e sugestões da sua equipe interna, estes não são os fatores mais decisivos dentro do colaborativo. Existem sim partes do CRM onde a equipe terá um papel fundamental, mas este é um assunto para outro artigo.
Quais vantagens posso obter utilizando esse sistema?
Existem diversas vantagens que podemos conquistar ao utilizar um CRM colaborativo dentro de nossas empresas, benefícios que justificam até mesmo a contratação de um crédito com garantia de imóvel, por exemplo, a fim de investir nessa inovação e no treinamento de funcionários.
Afinal, somente o fato de possuir um CRM não é totalmente eficaz. Entender como fazer o programa trabalhar para você a fim de conseguir extrair todo o potencial do mesmo é primordial para conquistar melhores resultados.
Existem diversas vantagens que podemos alcançar ao utilizar esse sistema dentro do nosso próprio negócio, e estas vão muito além da personalização.
Estas vantagens são:
Confiabilidade
Para qualquer pessoa que possua um empreendimento, a segurança e confiabilidade de que suas informações são compartilhadas é um assunto extremamente sério. Até por que, todo diferencial competitivo deve ser mantido em segredo.
Logo, um sistema deste tipo agrega em muito no aspecto da confiança, visto que sua atuação em tempo real permite uma melhor visualização mercadológica, além de tornar todo e qualquer conhecimento mais confiável.
Isto fornece aos vendedores mais segurança para tomarem suas decisões e assim poderem fechar, de maneira confortável, suas vendas. Fator este que impacta diretamente a satisfação dos interessados
Não existe aquela preocupação em fechar uma negociação que poderá não atender ao cliente, visto que o profissional terá acesso à quantidade disponível no estoque, sabendo que tem a sua disposição tudo o que precisa para garantir ao comprador suas mercadorias.
Compatibilidade
Os bons sistemas de CRM serão colaborativos com uma grande diversidade de aparelhos móveis, para que o empreendedor ou colaborador que precise utilizá-lo tenha acesso ao mesmo em qualquer hora, de qualquer local.
Seja smartphone, tablets, notebooks ou desktops, o CRM colaborativo traz total integração, desde que tenha sido instalado ou o seu usuário corporativo tenha acesso por um login em algum site, para facilitar a vida daqueles que o adquirem.
Afinal, por ter muitos de seus arquivos alocados em uma nuvem, o acesso a este se torna simples, direto e flexível. Além disto, é interessante notar que estes, por estarem nesse ambiente, também gera backups automáticos, sem existir a chance de perda dos dados.
Atualização em tempo real
Alguém alterou os arquivos e esqueceu de deixar um comentário informando tais mudanças? Alguma pessoa de outro departamento pegou a pasta que está procurando a horas? Houveram vendas que não condizem com a quantidade em estoque, e seus pedidos estão sendo atrasados?
Pois todos estes problemas acima acontecem em empresas que não possuem um CRM colaborativo. Afinal, a simples ausência deste faz com que os departamentos não consigam se comunicar de maneira simples e direta.
Problema este que esse sistema se encarregará em resolver para você e sua marca. Como dito anteriormente, os arquivos, dados, informações, entre outros, que sejam guardados dentro do CRM ficam disponíveis na nuvem e são atualizados constantemente.
Logo, todos os colaboradores terão acesso aos mesmos, assim como quaisquer mudanças feitas por qualquer pessoa do time também estará disponível para todos, evitando possíveis conflitos tanto de informações, quanto pessoais.
Acesso remoto
Somos humanos, e possuímos diversos defeitos, além de não conseguirmos controlar os eventos que podem acontecer em nossa vida como um todo. Doenças, acidentes, imprevistos, tudo pode acontecer em um único segundo.
E por mais que estes ocorram, ainda existirão dias em que devemos ter de ir até o escritório, seja para reuniões, resolver certos assuntos, tratar de adversidades, entre outros diversos possíveis casos que possam vir a ocorrer.
O acesso remoto ao CRM facilita, e muito, a resolução de todas estas condições, visto que, ainda que aconteça qualquer empecilho, a pessoa que precisa desempenhar tais atividades pode ter acesso aos conhecimentos ali dispostos dentro do programa para que, mesmo a distância, seja capaz de dar suporte aos demais.
Assim, o CRM apresenta não apenas eficácia, como também flexibilidade e versatilidade para toda organização que o utiliza. Além de, claro, poder tratar quaisquer questões com o cliente também dessa maneira, caso seja necessário.
Menor custo de deslocamento
Se está procurando por maneiras de economizar dinheiro, este também facilita tal ação. Afinal, com as vantagens citadas acima, é fácil entender o por que o mesmo barateia o custo de deslocamento.
Com as informações todas levantadas na nuvem, reuniões remotas das equipes, departamentos ou com um time específico se tornam muito mais simples, visto que todos podem ver os arquivos e estarão aptos a discutirem sobre o tema destes.
Tudo isso sem ter que se deslocar até o escritório. Logo, para aqueles que precisam reunir colaboradores que vendem em outro estado, por exemplo, tal programa facilita, e muito, estes casos.
E, como todos sabemos, estes custos podem chegar a proporções grandiosas. Principalmente quando se é preciso reunir uma equipe, tendo a de diretores como exemplo, visto que a empresa deverá arcar com a hospedagem, voo, comida, e outras necessidades.
Backups
Mais outra solução que o CRM coloca para aqueles que procuram adquirir um destes para seus empreendimentos. Um servidor de backup pode não ser tão barato, dependendo da quantidade de informação e espaço que você precisa.
Além disso, diversos são os problemas que o físico pode ter. Por exemplo, se a instalação elétrica do edifício onde se encontra sua corporação for ruim, é possível que este possa vir a queimar ou desligar sozinho durante chuvas ou curtos que a rede sofra.
E quando isso acontece, pode ter certeza, será um enorme prejuízo para a marca. Se guardar dados já traz um bom gasto, imagine então recuperar aqueles que se foram por se corromper, ou por culpa do hd, enfim, por outros problemas?
Fora o gasto inicial que existe nesses. Empresas que oferecem este tipo de serviço tendem a dar, também, suporte total, além de um preço bem mais baixo quando se trata de manutenção. Mas, ao comprar, o valor pode ser bem elevado.
Todos estes problemas são resolvidos ao se adquirir um CRM colaborativo. Afinal, este é um programa que utiliza uma Nuvem em sua maioria, além de não ocupar espaço físico e permitir o acesso de quaisquer lugares.
Com tudo isto, o mesmo ainda faz backup em tempo real, duplicando, quase que instantaneamente, automaticamente quaisquer dados ou informações que sejam alocadas no mesmo.
Isto traz um maior conforto e segurança para as entidades que trabalham com tal, visto que, em qualquer crise ou problema que a empresa venha a passar, é garantido que seus conhecimentos estarão a salvo.
Agilidade nas decisões
Para todos que trabalham em escritórios, tomadas de decisões estão diariamente presentes, independente da profissão que atue. Afinal, é através destas que podemos obter ainda melhores resultados.
Entretanto, estas estão longe de serem simples ou fáceis. É preciso perceber que as tomadas de decisões, ainda que importantes para uma entidade, trazem diversos riscos como um todo.
E, em certos casos, estes riscos vem acompanhado de uma necessidade de ser imediato. Logo, além de uma decisão arriscada, o tempo para pensar ou avaliar é extremamente escasso.
Nestas situações, boa parte dos gestores podem se encontrar desesperados, sem saberem o que fazer ou para onde ir. E é aqui em que o CRM colaborativo brilha, visto suas funcionalidades.
Graças ao levantamento e atualização em tempo real, junto a sua flexibilidade e acesso de qualquer local, o gestor poderá estar sempre atualizado e conferir, facilmente, os dados necessários para realizar tal escolha.
Sendo assim, sua decisão estará embasada o suficiente para que o mesmo a faça da maneira que venha a ser mais segura para empresa, seus colaboradores e o seu próprio cargo.
Segurança da informação
Muitos ainda têm sérias dúvidas em relação à Nuvem. Se o sistema é seguro, se não pode ser hackeado, se o mesmo será capaz de conter suas informações, e se estas realmente estarão lá quando precisar delas são dúvidas corriqueiras.
Tais dúvidas são comuns entre empreendedores mais tradicionais e conservadores, que possuem dificuldades enormes quando o assunto é modernização, visto que, para tal figura, o que possui e o que faz somente pode ser feito de um único jeito. E acredite, ainda existem aqueles que agem dessa forma.
Ainda que para o empreendedor moderno a Nuvem não seja uma novidade, é preciso ressaltar a segurança que ela, junto a um programa de CRM, podem trazer para dentro da sua empresa.
Afinal, este modelo de organização é muito mais confiável que um arquivo, por exemplo, além de ter enorme capacidade para guardar dados e um fácil acesso aos mesmos.
Acesso este que é restrito para apenas a empresa. Por mais que estejam localizadas na internet, suas informações estão sempre seguras. Afinal, a empresa que vende o CRM também cuida para que o seu ambiente seja o mais seguro possível, permitindo total tranquilidade do cliente.
Instalação
Entre os diversos passos que serão necessários para uma eficaz implantação deste sistema, a instalação e seu custo podem ser ditas como uma das mais fáceis, visto que o mesmo não demanda processos complicados.
Afinal, os softwares CRMs estão, geralmente, instalados nas Nuvens, e não nas máquinas. Assim, tanto o processo de instalá-lo, quanto suas atualizações e manutenções ocorrem diretamente nesta, evitando ficar obsoleto ou qualquer outro problema que este possa ter.
Pode ser mais difícil os colaboradores da empresa se acostumarem a utilizar deste do que o colocá-lo em sua entidade.