Senac São Paulo: 70 anos de inovação e excelência em atendimento corporativo
Josiane Serrano, gerente do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo
Completar 70 anos de existência é especial. É, não apenas, uma data a ser comemorada, mas, também, um importante momento para reflexão – sobre todo o caminho percorrido para que se chegasse até aqui e sobre os próximos passos que serão dados, o que se quer ser daqui para frente.
A trajetória do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo tem sido marcada por uma evolução significativa ao longo dos últimos 70 anos. Essa ascensão reflete o olhar atento às tendências e às mudanças de comportamento das pessoas, das organizações e do mercado, assim como é resultado da capacidade de se adaptar e se adiantar aos novos contextos e desafios. A adequação contínua às novas demandas de cada tempo e o compromisso com a qualidade na entrega dos cursos oferecidos, têm sido fundamentais para o sucesso dessa jornada.
Bons exemplos marcam o nosso histórico de trabalho. Em 1961, por exemplo, o departamento promoveu a formação do curso Atendente de Hospital, realizado para o Hospital Central do Câncer, atualmente A. A. Camargo Cancer Center. No mesmo ano, foi realizado a qualificação em treino e aperfeiçoamento para a loja “A Exposição Clipper”, um famoso magazine da década. Foram muitas transformações e novidades, sempre alinhadas com a necessidade do mercado.
No cenário atual, seguimos atentos as tendências e necessidades das organizações, inovando no Jeito Senac de Educar, sempre em buscar de ampliar o acesso ao conhecimento, utilizando ferramentas e tecnologias que contribuam na qualificação de pessoas.
Para além das novas ferramentas, a expectativa é que a área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) continue a evoluir, uma vez que as organizações seguirão enfrentando novos desafios em um ambiente de negócios em constante desenvolvimento. A integração ainda mais forte de tecnologia aos métodos pedagógicos, a promoção de aprendizado contínuo e a personalização dos programas de desenvolvimento estão entre as principais apostas do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo para este momento que vivemos e devem pautar os nossos esforços por aprimoramento.
Afinal de contas, as empresas e organizações seguirão buscando cursos relacionados a temas essenciais para o contexto atual e emergente. A ênfase em tecnologia e inovação, sustentabilidade, saúde e bem-estar, desenvolvimento de habilidades interpessoais (soft skills), educação on-line e
e-learning são áreas que devem estar no centro das ofertas de cursos para atender as demandas crescentes do mercado.
Durante a jornada, mais de 1 milhão de pessoas foram capacitadas por meio das formações propostas pelo departamento. Nesse cenário, mais de 8 mil organizações foram atendidas com projetos desenvolvidos de maneira personalizada. Outro dado interessante, na última década, concretizamos cerca de 6 mil propostas. A inquietação e a busca permanente pelas melhores maneiras de atender nossos clientes são traços marcantes do nosso olhar para o mundo e como encaramos nossa missão.
Ainda assim, por mais que tenhamos construído uma brilhante história ao longo desses tantos anos, é essa própria história que não nos permite descansar diante das conquistas que já alcançamos. Como forma de reconhecimento, o Atendimento Corporativo do Senac São Paulo foi contemplado 21 vezes no prêmio Top of Mind de RH, na categoria Treinamento & Desenvolvimento, demostrando o comprometimento contínuo da instituição em atender às necessidades de seus clientes.
A capacidade de se adaptar a essas expectativas será crucial para o Senac São Paulo manter sua posição como referência em atendimento corporativo.
Trabalhamos focados nesse tipo de excelência durante os últimos 70 anos. E assim permaneceremos pelos próximos 70.