O mercado continua repleto de oportunidades para quem atualiza seu produto
A pergunta é recorrente em palestras, encontros, lançamentos de livros, aonde quer que se vá, todos indagam: “Como está o mercado (de trabalho)?”. Não há mistério: o mercado continua repleto de oportunidades para quem atualiza seu produto e o oferece de acordo com as necessidades da demanda, prestando um serviço que prime pela qualidade. Simples assim.
Tornar menos intrincado o raciocínio facilita a compreensão da dinâmica das relações, multiplicando as chances de sucesso: “Mercado é onde todos vão quando precisam de algo ou buscam alguma solução. Permanece sendo um local de troca, no qual compradores e vendedores casam seus interesses.”
A lógica não difere quando o objeto da transação é o trabalho: aqui, no mercado de trabalho, também as oportunidades aumentam quando o “produto” está em consonância com os anseios e as necessidades do comprador.
Visão e inteligência mercadológica são essenciais na gestão da carreira, pois permitem detectar oportunidades, sinalizando também ajustes necessários para manter o “produto” atual e pertinente.
Nesse contexto, a noção de empregabilidade passou, já faz tempo, a ser nevrálgica, exigindo dos executivos maior acuidade ao examinar seu arcabouço profissional para que possam tirar o melhor proveito de seus conhecimentos, habilidades e competências. Só assim se tornarão de fato provedores de soluções, capazes de produzir impactos positivos para os resultados das empresas.
A máxima “servir bem para servir sempre” continua eficaz. Quando não é bem servido, o empregador/contratante acaba substituindo o fornecedor, como nós mesmos fazemos em outras circunstâncias em que desempenhamos o papel de cliente.
Afinal, e o mercado? Vai bem e permanecerá atraente para aqueles que ousarem enxergá-lo com objetividade, cientes de que as exigências são cada vez maiores e requerem soluções bem talhadas. No que se refere especificamente ao mercado de trabalho, esse princípio é crucial, diante das constantes transformações e dos novos desafios do ambiente corporativo.
José Augusto Minarelli, atua como educador, conselheiro profissional e palestrante. Graduado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Fez carreira em recursos humanos, atuando em seleção, treinamento, desenvolvimento, educação, orientação vocacional e informação profissional. É fundador e presidente da Lens & Minarelli Associados S/C Ltda., que atua na área de Outplacement® e aconselhamento de carreira. É, ainda, autor dos livros: “Empregabilidade – Como entrar, permanecer e progredir no mercado de trabalho”; “Inteligência Mercadológica – A inteligência que gera negócios e oportunidades de trabalho”; “Networking – Como utilizar a rede de relacionamentos na busca de emprego e de oportunidades de trabalho”; “Superdicas de Networking para sua vida pessoal e profissional”, “Trabalhar por conta própria – Como preparar-se para empreender o seu voo solo”; “Venda seu peixe! – Como ser eficaz na venda dos seus serviços profissionais”.