BASF é parceira na produção de calçado de segurança

Solução em poliuretano oferece maior proteção, resistência, durabilidade e melhor grip

BASF é parceira na produção de calçado de segurança

A BASF vai apresentar, na prática, sua expertise no desenvolvimento de tecnologias para a indústria de calçados na Feira Internacional de Segurança e Proteção (FISP). Em um projeto inédito para o setor, será produzida na Fábrica Modelo de Segurança uma bota EPI (Equipamento de Proteção Individual) de couro com solado de poliuretano (PU), em parceria com a Bompel Indústria de Calçados. A 22ª edição da FISP será realizada de 3 a 5 de outubro, no São Paulo Expo.

“Esta é uma oportunidade interessante para mostrar como é a produção e as vantagens produtivas das soluções que oferecemos para essa indústria, que é um mercado maduro e ansioso por novidades. O segmento de calçados de segurança é muito importante para a BASF, que procura sempre desenvolver e oferecer tecnologias inovadoras para o setor”, afirma Maria Cecilia Garcia, gerente sênior de Materiais de Performance da BASF para América do Sul. Além do sistema de poliuretano para o solado, a empresa fornece também outras soluções para a indústria calçadista, como a palmilhas de conforto.

O segmento EPIs busca essencialmente funcionalidade e performance, aliadas ao design e conforto. A solução apresentada na FISP é uma bota de segurança de couro com solado de poliuretano (PU) que oferece melhorias importantes, como uma maior proteção à hidrólise, resistência à baixas temperaturas, melhora do grip (que evita escorregamentos) e maior durabilidade.

BASF é parceira na produção de calçado de segurança

“A diferença desse segmento no universo calçadista, é o fato de ser totalmente regido por normas. Segurança para a BASF é um bem inegociável o que torna ainda mais importante o trabalho nessa indústria”, afirma Rudnei Assis, especialista de Mercado Footwear da BASF. A BASF recebe técnicos de segurança do Brasil inteiro, procurando entender e atender os interesses e necessidades do setor e oferecendo produtos de alta performance”.

A partir do investimento em Pesquisa & Desenvolvimento a BASF procura oferecer continuamente inovações para contribuir para o desenvolvimento da indústria além de promover a sustentabilidade. Um exemplo recente é o material desenvolvido buscando reduzir consumo de energia e custos, o Elastopan® S 81090/AO. A solução é um Poliol Poliéster para sistemas macios que pode oferecer até 30% de redução de energia elétrica durante o processo de fusão do material quando comparado ao material convencional. Além disso, essa solução promove melhor processabilidade para trabalho em diferentes densidades, mantendo as propriedades mecânicas e físicas.

O Elastopan, assim como as várias soluções BASF para o mercado de componentes para indústria calçadista, possui alto desempenho, versatilidade, durabilidade e liberdade de design. Essa tecnologia pode ser aplicada a diferentes densidades para atender os segmentos casual, esportivo e de segurança, utilizando os mesmos equipamentos de moldagem e técnicas de produção atualmente empregadas na indústria calçadista brasileira. A BASF possui um laboratório de desenvolvimento local e trabalha em parceria com seus clientes para buscar novas soluções e materiais.