Boas práticas

Bayer implementa biblioteca corporativa com foco no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores

Empresa registrou mais de 1500 empréstimos de livros para seus colaboradores

É fato que a leitura nos traz benefícios como a melhora da escrita, aquisição de novos conhecimentos e aumento da capacidade de concentração, entre outros. E trazer esse universo para dentro das empresas auxilia o desenvolvimento técnico e a formação cultural dos colaboradores. Esses fatores motivaram a divisão de Crop Science da Bayer a apostar na solução de bibliotecas corporativas da Kisoul.

Em abril de 2016, ainda como Supply Chain Academy da Monsanto, empresa recém adquirida pela Bayer, a divisão começou a conversar com André Uzum, CEO da Kisoul, para viabilizar o projeto. O objetivo era que os colaboradores da área de supply chain encontrassem nos livros uma alternativa para o desenvolvimento pessoal e profissional.

“Já tínhamos alguns livros na divisão mas sem uma gestão efetiva e com muito pouca utilização. Queríamos algo mais atualizado, dinâmico, diversificado. Em conjunto com a Kisoul definimos os principais assuntos que gostaríamos de ter na biblioteca e implementamos com muito sucesso”, explica Fabrício Viscardi, líder de Capacitação na Cadeia de Suprimentos para América do Sul da Bayer/Crop Sciences.

O acervo conta com cerca de 700 livros dos mais variados temas, como: compras, logística, produção, serviços ao cliente, liderança, gestão da mudança, digital innovation, sustentabilidade, economia e psicologia comportamental. Todo mês novos livros são incluídos no acervo, sejam lançamentos relevantes à Bayer ou a pedido de algum colaborador por um livro que ainda não esteja disponível nas estantes.

O próprio colaborador registra seus empréstimos e devoluções de livros no aplicativo da Biblioteca Bayer, desenvolvido pela Kisoul. A empresa de bibliotecas corporativas cuida de toda a gestão da iniciativa. Fornece também informações gerenciais, como os títulos e temas mais emprestados e novos livros incluídos no acervo, além de propor ações para constante melhoria.

“É realmente uma parceria de bastante sucesso. Além da gestão do acervo, a Kisoul cria todo o material de comunicação da biblioteca, como marca-páginas, e-mails marketing, divisórias de livros e banners. Eles atendem exatamente todas as nossas necessidades voltadas à biblioteca corporativa”, diz Viscardi. O executivo conta ainda que a Bayer pretende, em breve, expandir a iniciativa e criar uma terceira biblioteca na unidade da empresa em Socorro – SP.

Hoje, a empresa possui duas bibliotecas geridas pela Kisoul nas unidades de São Paulo e Uberlândia. O projeto desembarcou em solo mineiro no começo de 2017 e recentemente passou a atender também os colaboradores que já pertenciam à Bayer.

“Boa parte do time já conhecia bem a iniciativa. Agora com o aumento da equipe, para muitos a biblioteca é uma novidade. Para que todos a aproveitem ao máximo, a Kisoul também nos ajuda desenvolvendo materiais para a divulgação interna que informam como funciona o aplicativo e que estimulam a leitura”, conta Rosa Lya Borges, coordenadora de comunicação da unidade da Bayer em Uberlândia.

Mas não são só os colaboradores de São Paulo e Uberlândia são beneficiados pelas bibliotecas. Colaboradores Bayer de mais de 20 unidades Brasil afora, como em Petrolina (PE) ou Camaçari (BA), também tem acesso aos livros. Eles navegam por todo o acervo e solicitam seus empréstimos pelo aplicativo da Biblioteca. Os livros então são enviados via malote para sua unidade, aos seus cuidados.

O projeto foi muito bem recebido e desde o início a biblioteca teve uma adesão acima do esperado pelos gestores. Os próprios colaboradores passaram a divulgar internamente a iniciativa que atualmente conta com mais de 600 usuários cadastrados e mais de 1500 livros emprestados.

“Sabemos que um livro pode significar muitas coisas. Significa mais conhecimento, diversão, prazer e inspiração. Os livros são uma fonte para criatividade e inovação. Dentro da empresa, tudo isso significa colaboradores mais conscientes e motivados. Assim, quando compreendemos o poder que um livro pode ter em nossas vidas, abrimos um mundo de possibilidades. Pessoas e empresas que têm essa compreensão, com certeza têm mais oportunidades”, finaliza Uzum.

 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios