Dois anos após o começo da pandemia, as organizações têm se desafiado a encontrar novos modelos de trabalho que atendam às necessidades dos negócios e às expectativas dos seus colaboradores. Nesse sentido, a Bayer acaba de anunciar o Bayflex, que formata o novo modelo de gestão de trabalho híbrido da companhia no Brasil e passa a valer a partir deste mês. Nele, os colaboradores têm a flexibilidade de trabalhar no escritório ou fora dele, após alinhamento prévio com o seu gestor.
“Este novo modelo é aberto para que o colaborador e o seu líder direto possam definir juntos a seu local e formato de trabalho. A tomada dessa decisão acontece por meio de conversas entre líderes e liderados para que este formato seja discutido e estabelecido, levando em consideração a sustentabilidade do negócio, respeitando o coletivo e trazendo perspectivas individuais dos nossos colaboradores nessa construção, expressando o que sentem e precisam”, ressalta André Kraide, vice-presidente de Recursos Humanos da Bayer Brasil e da divisão agrícola da empresa na América Latina. “A grande vantagem do projeto é que nenhuma decisão sobre o local de trabalho será tomada de forma unilateral. A Bayer escolheu o caminho do diálogo, da experimentação e da constante construção colaborativa e, principalmente, inclusiva”.
Para os colaboradores, os ganhos são exponenciais, uma vez que vão conseguir administrar as idas ao escritório corporativo, enquanto também podem optar pelo trabalho home office. “O modelo híbrido é o melhor de dois mundos. Isso porque o trabalho remoto nos trouxe uma oportunidade única de nos conectarmos melhor com nossas famílias e a rotina da nossa casa. Por outro lado, deixamos de ter momentos importantes de trocas presencias que, mesmo com a evolução tecnológica, nunca substituirão os contatos humanos”, afirma um dos colaboradores que participou da pesquisa interna.
Para esse novo momento, foi feito um investimento em tecnologias híbridas nas salas de reuniões para viabilizar maior eficiência, inclusão e qualidade das interações neste contexto híbrido. Os colaboradores que escolherem trabalhar no escritório também encontrarão novidades. A Bayer, site São Paulo, passou a adotar o Desksharing, onde as estações de trabalho deixarão de ser individuais e passarão a ser compartilhadas. Os novos espaços de convivência também ganharam um ambiente acolhedor e divertido, inclusive com sala de karaokê. Todas as modificações foram pensadas para trazer um ambiente mais colaborativo e integrador, possibilitando mais flexibilidade, trocas, trabalho em equipe e inovação entre as áreas.
Para implantar o novo modelo, a empresa ouviu mais 1.600 de colaboradores em regiões onde possui operação no Brasil para entender as opiniões e anseios das equipes sobre o trabalho híbrido. Dentre os respondentes, as maiores vantagens apontadas foram a redução do tempo de trânsito (91%) e a proximidade da família (81,5%). Além disso, outros aspectos mencionados foram a melhora na qualidade de vida e a otimização do tempo em geral. Por fim, dentro das premissas do projeto, após quatro meses de implementação, a companhia se comprometeu a fazer uma nova rodada de pesquisas para ouvir os colaboradores e entender possíveis adaptações ao Bayflex (modelo híbrido de trabalho).