A saúde e o bem-estar dos colaboradores sempre foram uma preocupação relevante dos times de Recursos Humanos. Garantir um bom seguro saúde, ter ambientes saudáveis de trabalho, promover campanhas de vacinação, por exemplo, sempre foram iniciativas quase padrão para empresas que se preocupam com seus colaboradores, mas sempre eram lideradas apenas por RH. Neste último ano, no entanto, a pandemia provocada pela Covid-19 fez com que a saúde – física e mental – se tornasse prioridade absoluta para todos os líderes nas empresas, não mais somente a área de capital humano.
Com grande parte dos times trabalhando de casa, a tecnologia passou a desempenhar um papel crucial – se tornou os olhos dos líderes preocupados com pessoas, a ferramenta de integração e engajamento de equipes, a escola de crianças e também a ferramenta de cuidado com o bem-estar integral de cada indivíduo. A flexibilidade do trabalho remoto também trouxe um aumento de demandas de outras partes da vida, como educação dos filhos e manutenção da casa, colocando pressão adicional nos colaboradores que, de repente, passaram a enfrentar muitos mais desafios com os quais não estavam acostumados. Um ano depois, essa realidade não mudou. E, com isso, a cada dia a saúde mental e física passam a ser ainda mais importantes e preocupantes. De acordo com o relatório da Comissão Lancet, estima-se que os problemas relacionados à saúde vão custar US$16 trilhões para a economia global até 2030.
Para as empresas especificamente, quem não investir no bem-estar de seus colaboradores começará a sentir efeitos negativos no bolso. Segundo o novo relatório do Instituto de Benefícios Integrados (IBI), empresas dos Estados Unidos pagam quase US$880 bilhões em benefícios de saúde para seus funcionários e dependentes. Apesar deste investimento, a perda de produtividade relacionada a diversas doenças custa às empresas outros US$530 bilhões por ano. Ou seja, a doença custa 60 centavos para cada dólar gasto pelos empregadores em benefícios de saúde. E é este custo que vale muito a pena reduzir.
Investir na saúde dos funcionários, além de reduzir estes custos relacionados a doenças, gera impactos que vão além dos resultados financeiros. Um programa de bem-estar eficaz, que engloba todos os aspectos da saúde do indivíduo – e de preferência de outras pessoas próximas a ele -, pode impactar substancialmente também a retenção, a motivação e a produtividade dos funcionários.
Pensando nisso, trago cinco práticas que têm funcionado para o Gympass e que poderão inspirar e ajudar a sua empresa a melhorar o cuidado com seus colaboradores:
Práticas de saúde e bem-estar devem ter um olhar holístico para cada indivíduo
Saúde e bem-estar englobam aspectos físicos, mentais, emocionais, espirituais, financeiros e nutricionais. Ter um bom cuidado com seus colaboradores envolve olhar para todos estes aspectos, não negligenciando nenhum e oferecendo a possibilidade de cada indivíduo buscar o que mais necessita em cada momento da vida. Ao oferecer também alternativas de tipos de programa e entrega dos serviços, as pessoas podem escolher algo que realmente cabe em suas rotinas e que consigam manter a longo prazo. No Gympass, oferecemos ajuda especializada de profissionais de cada setor para que eles possam ter uma abordagem segura, assertiva e coletar dicas eficientes que supram todos os tipos de preocupações de cada um. Essas ofertas são feitas online ou offline, individualmente ou em grupo, agendado ou sob demanda, como a pessoa escolher.
Traga todas as pessoas da empresa para a solução:
Ao ouvir os colaboradores, é possível entender o que é mais preocupante ou urgente de ser resolvido. Dessa forma, iniciativas já nascem com uma chance de sucesso muito mais alta, com um alinhamento e engajamento já de agentes da mudança. Além disso, os gestores de pessoas têm papel fundamental em garantir que os colaboradores se sintam livres e encorajados para participar de atividades. Nós acreditamos muito em liderança por exemplo e nestes momentos o papel do líder é indispensável. No Gympass, nós implementamos uma ferramenta de mensuração de engajamento que permite que colaboradores deem opiniões e comecem conversas de forma anônima com o RH. As melhores iniciativas, que tiveram maior impacto, foram criadas a partir de sugestões desta ferramenta. Nós também temos colaboradores que fazem parte de comitês de engajamento e campeões de cultura que tomam a frente de projetos, mostrando que todos podemos e temos o dever de cuidar dos nossos times.
Apoie momentos importantes da vida dos colaboradores:
O olhar para o indivíduo como um todo, implica também entender e apoiar colaboradores em aspectos além do dia a dia do trabalho. Nós estamos garantindo que tenhamos forma de apoiá-los em momentos importantes de suas vidas. Aqui no Gympass, nossos colaboradores possuem direito a alguns dias de folga que não precisam ser justificados. Esses dias podem ser utilizados a qualquer momento ao longo do ano – se renovam a cada novo período – e servem para adaptar necessidades familiares ou de saúde mental, por exemplo. Criamos também iniciativas para ajudar colaboradores a criarem formas de separar o trabalho da vida pessoal neste momento em que estas duas coisas acontecem em um mesmo ambiente. Bloqueio de agendas, limitação de agendamento de reuniões em alguns horários, apoio para que os colaboradores tenham espaços e infraestrutura adequados de trabalho, acompanhamento de horas extras e incentivos ao “time off” para compensar os dias mais puxados são práticas exercidas aqui no Gympass. Fizemos também algumas adaptações para possibilitar que pais possam apoiar seus filhos durante o período em que as escolas estão fechadas, flexibilizando agendas, encorajando colaboradores a bloquearem tempo para passar com seus filhos.
Capacite os líderes:
Os líderes de pessoas, tanto por meio de exemplos para seus times, como em seu papel de “primeiro ponto de contato”, têm um papel fundamental no bem-estar dos colaboradores. Garanta que os líderes estejam preparados com treinamento e ferramentas para desenvolverem ambientes de segurança psicológica em que todas as pessoas tenham o conforto de levantar a mão, expor vulnerabilidades e pedir ajuda. Sem isso, não é possível identificar casos preocupantes a tempo de agir com efetividade. No Gympass, temos uma trilha de desenvolvimento focada especialmente em novos gestores e aprimoramento de habilidades de gestão. Além disso, o próprio time de Business Partners de RH é muito próximo de gestores e times, apoiando e guiando gestores em desafios concretos do dia a dia.
Trabalhe o engajamento e o apoio a suas equipes:
Promova trabalhos de engajamento de equipes que envolvam também saúde e bem-estar. No Gympass, desenvolvemos o Start Fresh Challenge, uma competição em equipes multidisciplinares e de múltiplos países que desafiava colaboradores a testarem diferentes soluções em diferentes aspectos de bem-estar durante três semanas. Além disso, também trabalhamos com ferramentas alternativas de engajamento, como cafés virtuais com pareamento aleatório e Happy Hours digitais.
Para garantir também o apoio aos nossos times e para dar um incentivo a mais para começarem a cuidar de sua saúde, criamos o “Pause to Keep Going”. Nesta iniciativa, fizemos uma série de palestras sobre os principais temas de saúde e bem-estar, com a liderança de psiquiatras, nutricionistas, especialistas em saúde financeira, dentre outros. Nestas sessões rápidas, garantimos que os colaboradores tivessem um tempo dedicado em sua agenda para estes temas e que pudessem dar o primeiro passo para uma agenda mais longa de autocuidado. E, claro que, para nós, o próprio Gympass é uma ferramenta que fornece diferentes caminhos para o cuidado com a saúde de forma integrada e híbrida, na qual cada indivíduo consegue encontrar atividades que lhe façam sentir-se bem e garantir um nível de cuidado adequado em diversos aspectos de sua vida.
Lívia Martini é CHRO do Gympass