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Lendo: Bem-estar emocional e físico são as principais prioridades para as empresas nos próximos três anos
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Gestão

Bem-estar emocional e físico são as principais prioridades para as empresas nos próximos três anos

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
20/09/2021
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20/09/2021
Business photo created by yanalya - www.freepik.com

O bem-estar tornou-se uma prioridade da estratégia de saúde em muitas organizações. Segundo pesquisa da consultoria Willis Towers Watson, há seis anos, a maioria das empresas (55%) sequer tinha uma estratégia de bem-estar definida. No entanto, daqui a três anos a previsão é de que quase todas (98%) tenham a sua estratégia formalmente implementada. Além disso, 78% vislumbram fazer do bem-estar um diferencial fundamental de sua proposta de valor aos empregados.

Os maiores desafios apontados pelas empresas para implementação eficaz de programas de bem-estar são: aumento de custos (67%), apoio financeiro insuficiente (46%) e a falta de dados para mensuração dos resultados do programa (41%).

O estudo indica que a maioria dos empregadores considera que o estresse, a saúde mental, a saúde física e o sedentarismo são as questões mais críticas da força de trabalho atualmente.

Dois terços das empresas consideram que seus programas de bem-estar têm sido eficientes durante a pandemia atual. O número sobe para 79% quando perguntado sobre a confiança diante de uma possível pandemia futura.

“Nos últimos seis anos, percebemos um aumento significativo (+33%) no percentual de empresas que acredita que a liderança sênior está genuinamente interessada na saúde e no bem-estar de seus colaboradores e de suas famílias”, afirma a diretora de gestão da saúde da Willis Towers Watson, Walderez Fogarolli.

O bem-estar emocional (97%) e o físico (90%) são as maiores prioridades para os empregadores durante os próximos três anos. Já o bem-estar social é considerado prioridade para 80% dos entrevistados, e o financeiro para 68%.

A pesquisa destaca ainda algumas ações específicas que as empresas estão tomando para melhorar o bem-estar funcionários:

Bem-estar físico

  • 63% oferecem check-ups médicos, triagens biométricas
  • 53% oferecem opções de alimentos saudáveis
  • 50% promovem o uso de atendimento virtual para atender as necessidades dos empregados (ex. atendimento primário ou para crises agudas, fisioterapia, gerenciamento de condições crônicas, etc)

Bem-estar emocional

  • 49% promovem soluções de cuidados virtuais para condições de saúde mental
  • 48% fazem uso de campanhas e comunicação para mudar a visão sobre problemas emocionais e aumentar o entendimento dos empregados sobre o tema
  • 47% oferecem aconselhamento/suporte emocional sobre luto
  • 39% resenham o Programa de Assistência aos Empregados (EAP) para melhor abordar o bem-estar emocional e financeiro dos empregados e dependentes
  • 37% buscam oportunidades para fortalecer a resiliência dos empregados
  • 37% têm uma estratégia/plano de ação de saúde mental para toda a organização

Bem-estar financeiro

  • 42% oferecem aconselhamento financeiro individual sobre aspectos de curto prazo
  • 39% oferecem webinars de bem-estar financeiro que instruam sobre diversas questões financeiras que os empregados enfrentam
  • 30% oferecem e promovem apoio personalizado à decisão financeira para despesas, empréstimos e poupança

Bem-estar social

  • 61% patrocinam atividades de voluntariado em comunidades locais
  • 58% fazem contribuições filantrópicas
  • 48% promovem conexões sociais de forma virtual ou em pequenos grupos, por meio de eventos regulares (ex. happy hour, almoço, treinamentos, gincanas, etc)
  • 47% usam o reconhecimento social para aumentar o engajamento nas ações de bem-estar e nas atividades relacionadas ao propósito da empresa
  • 44% incluem o bem-estar como parte da estratégia de responsabilidade social corporativa da organização

O levantamento mostra, ainda, que as empresas planejam tomar medidas significativas para conectar os programas de bem-estar de suas organizações com a proposta de valor ao empregado.

A maioria das participantes também diz ser eficaz na criação de um ambiente de trabalho que encoraje a dignidade, o respeito e a autoestima dos empregados.

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