Flavia Caroni, VP de People na Kraft Heinz Company
Para incrementar as estratégias de RH para 2022, é importante que os times estejam atentos às práticas e movimentos apontados como tendências para o ano. Esses insights ajudam nas tomadas de decisão e expandem o repertório dos profissionais. Enxergo três grandes assuntos neste ano, sendo que todos já são práticas em vigência.
A primeira delas é o trabalho híbrido que veio para ficar, mesmo depois que a pandemia for embora. A dinâmica desse modelo irá demandar aprendizado, e dará continuidade ao desafio atual das companhias, de manter sólidas suas culturas organizacionais, mesmo sem estar juntos. Da parte dos funcionários, o desafio será como manter a sinergia com seus colegas de trabalho e o networking. Nesse sentido, os departamentos responsáveis por TI e inovação serão fortes aliados, para o desenvolvimento de ferramentas interativas e gamificadas, de modo a consolidar os valores da companhia e gerar conexões – o metaverso é um exemplo de espaço que tem liderado essas discussões.
Outra tendência que passou a ser cada vez mais discutida no mundo corporativo é o bem-estar psicológico e emocional: como focar na saúde das pessoas em um pós-trauma, por exemplo. Esse é um tema que precisa crescer nas empresas e se profissionalizar. É válido também expandir a discussão para instituições e planos de saúde.
Como terceira e principal tendência, vejo as novas modalidades de trabalho. A contratação de pessoas de diferentes localidades vem se tornando algo mais comum, o chamado “work anywhere” ou “trabalhe de qualquer lugar”. Essas práticas atingem também o vínculo entre empresas e funcionários, sendo cada vez mais comum as contratações pontuais, que necessitam de um profissional com alguma expertise para a realização de um determinado projeto.
Dentro do tema tecnologia em recursos humanos, também será importante ter a implementação de sistemas integrados que gerenciam a vida do colaborador e fornecem dados para que os profissionais de RH possam tomar melhores decisões. Algumas empresas já têm aplicado isso, para gerar uma experiência ainda mais positiva para funcionários e candidatos.
O Upskilling também tem potencial para ganhar cada vez mais espaço na agenda das companhias, agora com viés de personalização dos processos de capacitação dos colaboradores. A ideia é entender de modo amplo o funcionário e construir sua jornada juntos. Há quanto tempo ele está na empresa? Quantas vezes foi promovido? Onde que ele quer chegar e o que precisa desenvolver para isso?
Na Kraft Heinz, queremos seguir evoluindo dentro da nossa cultura, chegando a um patamar de companhia que dê abertura para que as pessoas sejam elas mesmas, dentro de um modelo de gestão que cuida delas. E a tendência é de crescimento, mesclada com deliciosas novidades que vêm por aí, dentro de uma multinacional que tem expandido seus negócios no Brasil. 2022 irá representar um passo importante para organizarmos nossas estruturas e aproveitarmos oportunidades, sempre com a jovialidade e modernidade características de nossa cultura organizacional.