Influencer RH

Benchmarking no RH: menos concorrência, mais parceria

Ninguém pode simplesmente pegar uma ideia de outra organização e implantar na sua sem entender se a cultura interna

Competir é da natureza do mercado, mas compartilhar as boas práticas é essencial para o crescimento de todos. Nos últimos tempos muito tem se falado em benchmarking, o que para os profissionais de RH se tornou uma ferramenta indispensável. Encontros para troca de experiências e apresentação de cases são cada vez mais comuns entre as empresas e se eu posso te dar um conselho, participe. Se o que te faz não participar é o pensamento de que a concorrência vai copiar sua ideia, repense!

Ninguém pode simplesmente pegar uma ideia de outra organização e implantar na sua sem entender se a cultura interna está aderente à ação feita pelo outro e se isso faz sentido para os seus colaboradores. O ideal é adaptá-la para a realidade da sua empresa. Marcar presença em eventos com esse propósito, além da troca enriquecedora de conhecimentos, é uma excelente forma de despertar a atenção do mercado e se tornar uma referência no setor.

Todos crescem compartilhando. Você aprende e ensina. E isso não apenas transforma a sua empresa no melhor ambiente de trabalho, mas também dá a chance de outras organizações se tornarem o melhor ambiente de trabalho para seus colaboradores. É uma excelente oportunidade para novos insights e também para receber importantes feedbacks e ajustar o que ainda não está 100%.

Vale ressaltar também que o compartilhamento pode (e deve) acontecer dentro da empresa e não apenas fora dela. Novas e boas ideias surgem todos os dias além das paredes da sala do RH e é imprescindível ouvir as propostas de seus colaboradores. Dê voz a eles, afinal, eles são os protagonistas da jornada de suas carreiras. A empresa apenas oferece as ferramentas e fortalece as lideranças para que essas práticas sejam inseridas no dia a dia.

Por Eduardo Daniel Kayser – Gerente de Recursos Humanos do Grupo Elian


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar