Por Gustavo Raposo, CEO e sócio fundador da Fintech Leve
Vivemos um momento, onde há uma grande movimentação por parte dos gestores para incluir benefícios que sejam diferenciais no sentindo de valorização e motivação do time. Isso porque o olhar humanizado traz análises e reflexões que vão além do ambiente corporativo e que impactam diretamente no rendimento qualitativo do profissional.
De acordo com os dados do estudo “The 2nd annual salary finance report”, profissionais com problemas financeiros têm dez vezes mais chances de não terminarem as suas tarefas; nove vezes mais chances de terem problemas de relacionamento no ambiente de trabalho e duas vezes mais probabilidade de buscarem outro emprego. Por isso, a pergunta que fica é: como criar um bom plano de benefícios corporativos que abranja e resolva todos esses pontos?
A verdade é que não há uma fórmula mágica. O importante é conseguir fazer com que todos os colaboradores se sintam pertencentes a empresa e próximos aos seus líderes. Quanto maior for a troca, mais fácil fica criar um bom plano de benefícios corporativos que atenda uma ou mais necessidades da equipe. É aqui que entramos nas opções inovadoras, pois além dos benefícios mais tradicionais, o mercado oferece hoje opções bastante diversificadas, que vão desde convênios com farmácias, academias, clubes e outros serviços relacionados à saúde mental e física, até ao acesso à educação financeira, com auxílio de como organizar as finanças, se livrar das dívidas, poupar e investir.
Pensando nisso, listo aqui algumas vantagens de se implementar novas oportunidades de ganho para equipe. Confira:
Mais produtividade e compromisso com a empresa: o que precisamos ter em mente é que não é só o salário que muda a vida. Os benefícios corporativos funcionam como uma espécie de combustível e premiação. Há diversos serviços e planos que as organizações podem oferecer aos colaboradores. As vantagens são inúmeras como: aumento no engajamento e, consequentemente, de produtividade; maior segurança financeira e sentimento de valorização, o que faz com que os melhores talentos da empresa se fidelizem.
Contato humanizado: oferecer um contato mais direto com o colaborador é tão essencial quanto investir na gestão de pessoas. Acredito bastante que aqui, o objetivo principal seja a possibilidade de oferecer satisfação profissional ao empregado, alinhados é claro, com os objetivos da empresa. Sendo assim, é interessante que nós como gestores tenhamos o hábito de manter uma atenção especial e particular com cada colaborador.
Contratações mais assertivas e redução de turnover: Empresas mais atrativas chamam a atenção dos melhores talentos presentes no mercado. Quando sua empresa começa a oferecer um bom plano de benefícios, passa a fazer a diferença na vida do colaborador, assegurando assim, sua permanência. Além disso, esse também é um ponto que ajuda na redução da rotatividade de pessoal e dos custos da companhia para demitir e contratar.