A pesquisa identificou que 53% dos colaboradores preferem melhores benefícios a maiores salários
A Flash, worktech de gestão de benefícios flexíveis, realizou uma nova pesquisa em parceria com a Offerwise e identificou que, pelo segundo ano consecutivo, que colaboradores preferem melhores benefícios a maiores salários no momento de escolha por uma empresa para se trabalhar. O estudo ouviu mais de 500 trabalhadores CLT e também mapeou que para 8 em cada 10 funcionários, a parceira de benefícios é importante na decisão final.
O levantamento também reforçou a importância de benefícios flexíveis no atual cenário corporativo. Para 74% dos colaboradores essa modalidade é a mais importante, depois somente do salário. “Benefícios flexíveis ficou à frente dos modelos tradicionais que estão no mercado há décadas, isso indica que os trabalhadores entenderam que existe uma oferta melhor e que ela pode se conectar de forma relevante a sua real necessidade. A rotina dos trabalhadores mudou nos últimos anos e não se adaptar a isso, pode colocar limitadores na relação das companhias com seus colaboradores”, destaca Ricardo Salem, CEO da Flash.
A percepção e o engajamento dos colaboradores sobre as empresas também muda quando existe a oferta de benefícios flexíveis, para 84% dos respondentes existe uma vontade maior de permanecer no atual emprego quando a mesma oferece essa possibilidade e 8 a cada 10 entrevistados acreditam que as companhias que oferecem benefícios flexíveis aos seus colaboradores são mais modernas.
Além disso, aproximadamente 85% dos colaboradores indicam considerar mais atrativo às empresas com benefícios flexíveis quando comparadas às que oferecem benefícios tradicionais pois entendem que que companhias com essa modalidade se importam mais com seus colaboradores (81%).
“O contexto de benefícios mudou muito nos últimos anos, pois a relação entre trabalhadores e companhias também teve alterações significativas. Hoje, 87% dos colaboradores acham benefícios tão importantes quanto outros fatores na hora da decisão de aceitar um cargo. Isso acontece, pois possuímos uma pluralidade ainda maior de realidades e benefícios flexíveis permitiram que elas fossem contempladas de forma relevante e dedicada”, detalha Ricardo.
Saúde, alimentação e home-office se destacam entre os preferidos
A pesquisa também identificou quais os benefícios que os colaboradores consideram mais importantes. A oferta de plano de saúde é um dos três principais para 62% dos respondentes, seguido por vale-alimentação (54%) e participação nos lucros da empresa (28%).
Para o executivo da Flash, ofertas de benefícios menos tradicionais ganharam força durante a pandemia e se destacaram no estudo como horário flexível e home-office, que apareceu entre os três mais importantes para 14% dos respondentes. “Quando falamos sobre saúde, alimentação, mobilidade e suporte a dependentes – como filhos – os benefícios ganham outra importância, entretanto, quando vemos aqueles com potencial de crescimento, destacamos os que surgiram na pandemia, como o home-office e o auxílio home-office, que são presentes na vida de muitos colaboradores”, finaliza.