Plano de saúde e vale-refeição são os benefícios flexíveis mais desejados pelos brasileiros, aponta pesquisa
Os benefícios flexíveis, que permitem aos colaboradores escolherem quais benefícios desejam receber de acordo com suas necessidades individuais, estão cada vez mais em alta no mercado de trabalho brasileiro. Empresas de diversos setores têm adotado essa prática como forma de atrair e reter talentos, além de aumentar a satisfação e o engajamento dos funcionários.
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria de recursos humanos Mercer Marsh Benefícios, os benefícios flexíveis mais desejados pelos brasileiros são:
- Plano de saúde: 89% dos colaboradores consideram o plano de saúde como o benefício mais importante. Eles valorizam a possibilidade de escolher o plano que melhor atende às suas necessidades e às de seus dependentes.
- Vale-refeição: 70% dos funcionários preferem receber vale-refeição em vez de alimentação no local de trabalho. Isso porque o vale dá mais liberdade para escolher onde e o que comer.
Outros benefícios flexíveis que aparecem na pesquisa são: assistência odontológica, vale-transporte, seguro de vida, horário flexível, folga remunerada e auxílio-creche.
Com a pandemia de Covid-19, os benefícios flexíveis se tornaram ainda mais relevantes. Muitas empresas precisaram se adaptar ao home office e às necessidades individuais de seus colaboradores, como cuidados com filhos e familiares doentes. Essa flexibilidade se tornou um diferencial importante para manter a produtividade e o bem-estar dos funcionários.