Por que oferecer mais do mesmo quando o mercado exige inovação?
Os clássicos vale-refeição, vale-transporte e plano de saúde continuam sendo pilares importantes no pacote de benefícios das empresas. Mas será que eles ainda são suficientes para atender às necessidades da nova geração de trabalhadores e o modelo de trabalho híbrido? A resposta é clara: não. Hoje, os departamentos de Recursos Humanos estão repensando estratégias e apostando em benefícios modernos para melhorar a experiência do colaborador, reter talentos e diminuir o turnover.
O que os colaboradores querem?
Uma pesquisa da consultoria de RH Robert Half, realizada no Brasil entre maio e julho de 2024, escancarou essa mudança de expectativas. Impressionantes 77% dos entrevistados afirmaram que gostariam de atualizações nos benefícios oferecidos pelas empresas, principalmente diante das transformações no mercado de trabalho.
“Não há nada mais importante para uma empresa do que a saúde de seus colaboradores. E quando falamos de saúde, é necessário pensar em três pilares: físico, emocional e financeiro. A gestão de benefícios precisa ser tão estratégica quanto qualquer outro investimento organizacional”, afirma Marcelo Ciccone, sócio-fundador e diretor-geral da fintech de crédito privado e benefícios TudoNoBolso.
Benefícios financeiros: um desejo que vai além do salário
Bônus, previdência privada, crédito consignado com taxas reduzidas e até mesmo consultoria financeira estão no topo da lista de desejos dos colaboradores. Esses benefícios mostram a necessidade crescente de oferecer ferramentas para a organização financeira pessoal.
“O bônus, por exemplo, representa um dinheiro extra para que o colaborador use da maneira que for mais conveniente para ele. Isso reflete uma preocupação cada vez maior das pessoas em equilibrar suas finanças. Além disso, alternativas como antecipação de salários e consultorias financeiras são grandes aliados do RH para aliviar a pressão do colaborador, especialmente em momentos de crise econômica”, explica Ciccone.
Ao integrar esses serviços por meio de parcerias especializadas, o RH não apenas reduz sua sobrecarga administrativa, mas também aumenta a satisfação do time com soluções personalizadas.
Educação: um investimento que retorna
Mais de 60% dos entrevistados apontaram o auxílio educacional como um dos benefícios mais desejados, mas apenas 20% realmente têm acesso a ele. Essa lacuna é uma oportunidade valiosa para as empresas se posicionarem como parceiras no crescimento profissional de seus colaboradores.
Oferecer descontos em escolas, faculdades e cursos é mais do que um benefício; é um sinal de que a empresa está investindo no futuro do funcionário. “Empresas que incentivam a educação criam uma conexão mais profunda com seus colaboradores. Além disso, o conhecimento adquirido sempre retorna de forma positiva para a própria organização”, ressalta Ciccone.
Parcerias e clubes de benefícios: uma vantagem estratégica
Descontos em farmácias, varejistas, academias, viagens e até restaurantes são um diferencial valorizado pelos colaboradores. Mais da metade dos entrevistados afirmou que gostaria de ter acesso a essas vantagens.
A fintech TudoNoBolso, em parceria com o Clube Niky, oferece descontos em mais de 150 lojas, criando uma experiência de valor agregado para os colaboradores. Essa abordagem mostra que não basta apenas oferecer benefícios: é preciso adaptá-los às expectativas e demandas em constante evolução.
“A verdade é que o mercado muda o tempo todo. E as empresas que não acompanham essas transformações acabam perdendo talentos. Na TudoNoBolso, adotamos uma cesta dinâmica de benefícios, que é constantemente atualizada para atender às necessidades do momento. É uma tendência que, cedo ou tarde, todo o mercado precisará implementar”, afirma Ciccone.
O futuro dos benefícios
Em um mercado cada vez mais competitivo, os benefícios corporativos vão além de ser um diferencial: são uma ferramenta estratégica para engajar, motivar e reter talentos. Empresas que conseguem ouvir seus colaboradores e implementar soluções que atendam a suas reais necessidades, tanto no âmbito financeiro quanto no pessoal, estão na frente da corrida pelo capital humano.
O desafio está lançado: será que sua empresa está pronta para oferecer benefícios que realmente fazem a diferença? Afinal, investir no bem-estar dos colaboradores é investir no sucesso do negócio.