Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Big Data: o que é preciso para decolar?
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Soluções para RH

Big Data: o que é preciso para decolar?

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
21/03/2017
482 Views
21/03/2017

O uso do Big Data não é a coleta de informações para analisá-las e difundi-las em rede social

 O boom da Transformação Digital está fomentando um verdadeiro cemitério de dados. Quando unimos a computação em nuvem, a Internet das Coisas (IoT), a mobilidade e as mídias sociais sobre um ambiente de Big Data, temos como resultado um aumento significativo da quantidade de dados. Junte isso a uma gama de soluções tecnológicas implementadas com um volume de dados processados operando em tempo real. Como resultado, temos informações que não interagem entre si e, portanto, não dão condições de uma análise do negócio para a tomada de decisão. O que falta para usarmos essa enorme massa de informações em favor do negócio?

A primeira etapa é entender que ser Digital não significa digitalizar processos ou apenas posicionar a empresa no meio on-line. Sairá na frente quem souber criar uma nova plataforma digital que esteja alinhada à estratégia de negócio da empresa, extraindo assim valor das informações para transformá-las em ideias que vão impactar na melhoria do negócio. Tendo vencido esta etapa, é necessário ter um propósito, ou seja, é necessário traçar uma estratégia para guiar a captação da informação.

Na terceira etapa, entram as plataformas analíticas, que é o ambiente que consumimos as informações, que viabilizam o acesso ao Big Data e permitem a análise, em tempo real, dos dados que vão promover a inteligência de um determinado processo. Como consequência, o ambiente se torna vivo, pois, após termos os primeiros resultados, seguramente se abrem novas portas de análise para a retroalimentação dessa plataforma.

Uma seguradora, por exemplo, pode cruzar dados de um sinistro com os dados da rede social do usuário para identificar a possibilidade do uso do celular como umas das causas da ocorrência. Ou, via IoT, a qual se utiliza dispositivos que coletam informações sobre usabilidade do veículo, como quilômetros rodados, rotas, velocidade e abastecimentos. É possível traçar um perfil mais correto sobre o condutor, possibilitando desenhar o melhor pacote de serviços de uma determinada seguradora de acordo com o perfil real do condutor.

Aqui, fica claro que o uso do Big Data não é a coleta de informações para analisá-las e difundi-las em rede social. O foco é justamente o contrário: cria-se um objetivo, lança-se uma campanha e, a partir daí é que se inicia a coleta de informações que envolvem o comportamento e a percepção do impacto gerado nos canais, permitindo aproveitar ao máximo os dados para a tomada de decisão.

A massa de dados, quando bem utilizada, permite inúmeras ações, como a retenção e fidelização de clientes por meio de ofertas e produtos de acordo com o perfil, medida que consequentemente muda a forma até mesmo da concorrência atuar.

Em outras palavras, para o Big Data decolar falta a percepção de que a função da tecnologia é fornecer às empresas a extração do real valor da informação para o negócio, estabelecendo uma nova camada de relacionamento com o cliente. A informação por si só não fornece inteligência de negócios. É preciso acessá-la de acordo com um plano previamente estabelecido. Só assim os usuários poderão tirar o máximo de proveito dos dados, alcançando um diferencial competitivo.

Eduardo Pugliesi é diretor de Inovação e de Business Intelligence da SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia

 

4 benefícios para empresas que implantam projeto de TV Corporativa
Agro mais tecnológico e sustentável atrai jovens de volta ao campo
Cinco passos para escolher o melhor software de recrutamento para a sua empresa
Edtech mira ESG e entra no ‘benefício corporativo’ para crescer dez vezes em 2022 e atingir mil usuários
RH Digital: pandemia teve efeitos muito mais transformadores do que anos de planejamento estratégico
TAGS:big data
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Veritas e IBM assinam parceria estratégica
Próximo Artigo Empresa incentiva a igualdade de oportunidades

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Monkey abre vagas de trabalho em marketing, tecnologia e vendas
Tecnologia Vagas
17/05/2025
Ted Lasso e o RH: Lições de Liderança Humanizada
Mundo RH
17/05/2025
Gamificação no ambiente corporativo: Como engajar funcionários com mecânicas de jogo
Publieditorial
17/05/2025
Como a tecnologia pode transformar as decisões do RH — e mudar o ambiente de trabalho
Mundo RH Soluções para RH Tecnologia
16/05/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Soluções para RHTecnologia

Como o RH pode liderar a transformação digital utilizando inteligência artificial

16/09/2024
Soluções para RH

União de empresas gera faturamento de R$ 3 bilhões

23/01/2018
Soluções para RH

Construindo uma cultura colaborativa em sua empresa

26/09/2019
Soluções para RH

Como os testes psicológicos estão mudando o mundo corporativo?

02/09/2021

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up