Especialista dá dicas para empresas ajudarem no engajamento dos colaboradores e incentivar a saúde mental durante as festas
Embora o Carnaval seja símbolo de festas, desfiles e blocos de rua no Brasil inteiro, ele não é um feriado nacional, sendo ponto facultativo em algumas regiões do país. Mesmo assim, a data é tradicionalmente conhecida como um período em que colaboradores podem aproveitar para curtir a folia. Para a Head de Gente e Cultura da healthtech 3778, Sthéfani Ribeiro, as empresas devem olhar para a data como uma forma de benefício e incentivo para melhorar o relacionamento com os profissionais e aumentar a integração e engajamento dos times.
“O Carnaval não é um risco para as empresas, muito pelo contrário. Se utilizado da forma correta, ele é uma excelente ferramenta no auxílio da saúde mental do colaborador”, explica Ribeiro. Para ela, o bom aproveitamento do período de cerca de quatro dias de festa e descanso, podem fazer com que os profissionais retornem às atividades de forma mais produtiva, engajada e com menos cansaço emocional. “Hoje sabemos como a saúde mental e motivação do colaborador podem influenciar no serviço, bem como sua própria saúde. Assim, também reconhecemos que quando estão de bem com suas vidas pessoais, descansados, mais próximos de amigos e familiares, mais motivados voltam ao ambiente de trabalho”.
Assim, a especialista separou algumas dicas do que deve e o que não deve ser feito pelas empresas durante o Carnaval.
O que empresas devem fazer no Carnaval?
“A empresa pode usar a data como uma ferramenta para incentivar os colaboradores e até mesmo chamar a atenção para sua saúde mental ou física”, destaca Sthéfani. Através de comunicados de liderança ou campanhas internas, as instituições podem compartilhar dicas de saúde e cuidados pessoais durante os eventos festivos, tais como: se atentar ao abuso ou excesso de bebidas alcoólicas, o uso de protetores solares e cuidados com a hidratação.
Outro ponto destacado pela especialista é a festa realizada em parceria com a própria empresa. “Realizar a festa de carnaval da empresa ajuda a instituição a criar um vínculo com o colaborador e a manter até mesmo a sua cultura, compartilhando nela alguns valores que carregam na bandeira”, explica. O evento também promove integração entre times, fortalecendo ainda mais o relacionamento interno e interligando todas as áreas e setores da empresa.
O que não devem fazer no Carnaval
“Em hipótese alguma a empresa deve incentivar exageros durante esse período. É importante lembrar que a saúde do colaborador vai impactar diretamente na sua rotina diária”, reforça Ribeiro.
Quando a festa é realizada dentro da instituição, é preciso cuidado para não desrespeitar as particularidades do colaborador e não associar o evento aos temas religiosos, de apropriação cultural ou banalização de profissões, o que pode ocorrer com a escolha de algumas fantasias, por exemplo. Sthéfani ressalta que é mais ético e até preferível que a festa siga a cultura da organização e seja associada ao respeito da diversidade.