Boas práticas

Boas práticas de RH para estimular seus funcionários

Medidas para aumentar a qualidade de vida de seus colaboradores e construir um ambiente de trabalho saudável e produtivo

A área de recursos humanos é essencial para que o seu negócio tenha sucesso. Por meio dela, sua empresa pode conquistar talentos, reter os melhores profissionais do mercado e ainda ser um diferencial para dar um salto de qualidade.

Boas práticas de recursos humanos começam com a direção da empresa, que deve definir e explicar a todos, especialmente àqueles que têm outros funcionários abaixo na hierarquia, como a empresa é gerida. Colaboradores trabalham mais intensamente para empregadores dedicados ao controle de qualidade.

Se na indústria ou em alguns segmentos, como o de Vendas, algumas iniciativas motivacionais são comuns, na área jurídica o formalismo nas relações ainda impera, com pouca criatividade na gestão de pessoas.

Mas já há quem pense diferente. No escritório Roncato Advogados, por exemplo, as boas práticas estão sempre em pauta. “Ao unirmos a cultura brasileira, em que verdadeiras amizades nascem no ambiente de trabalho, à objetividade europeia (o escritório está presente também em Paris e em Lisboa), onde a retenção de talentos é bastante valorizada, chegamos a um modelo ideal para a nossa banca, neste momento, em que estamos prestes a completar 30 anos no mercado”, afirma o sócio fundador, o tributarista Pedro Roncato.

O escritório adota medidas que visam impulsionar o ânimo dos seus colaboradores no dia a dia. Veja sete dessas dicas que podem ser replicadas no seu negócio:

Café da manhã

Quem não gosta de um belo café da manhã? O escritório oferece, logo na chegada dos colaboradores, uma refeição com pães, laticínios, café, leite, achocolatados e bolos. Se é verdade que essa é a principal refeição do dia, não há como começar a jornada de forma mais agradável e harmoniosa!

Café da tarde


No período da tarde, a fome sempre aparece. Para isso, a banca disponibiliza um lanche, com um cardápio semelhante ao do café da manhã. Assim, os colaboradores voltam revigorados aos seus postos de trabalho. Além disso, oferece frutas diariamente. Uma vez por mês é o dia dos aniversariantes daquele período, outro momento de descontração e confraternização.

Rigor no horário de saída

 A Roncato prioriza o fim do expediente no horário combinado, ou seja, às 18 horas. Todo colaborador é obrigado a deixar o ambiente de trabalho na hora estabelecida. Dessa forma, consegue se programar para fazer cursos, para compromissos da vida social, para o descanso. O escritório também não admite hora extraordinária.

 Feriados prolongados

O escritório pensa no bem-estar e no descanso dos seus colaboradores. Quando se tem um feriado prolongado, dispensa os trabalhadores para que eles tenham um tempo com a família, desfrutem de uma boa viagem e voltem a todo vapor para o trabalho.

Instalações de primeira linha

A banca possui instalações de primeira no local, que conta com auditório para treinamentos, salas de reuniões com equipamentos de alta tecnologia, espaço para entretenimento dos colaboradores com jardim, árvores com frutos e animais.

Realizam periodicamente palestras e cursos motivacionais, de forma a contribuir para os planos de carreira dos colaboradores, metas e gestão do tempo, com a finalidade de desenvolver os talentos de cada profissional na atuação pelos objetivos do escritório.

Adoção de campanhas em prol da saúde

Uma das iniciativas adotadas em prol do bem-estar da mulher é a participação em campanhas como a do Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar as colaboradoras a respeito do câncer de mama. Além disso, o escritório também adere ao Novembro Azul, esclarecendo aos homens a importância da prevenção do câncer de próstata.

Valoriza a mulher

Ciente das particularidades que cercam até hoje o trabalho da mulher, que geralmente tem de conciliar a gestação, os cuidados com os filhos e a vida profissional, a Roncato Advogados é exemplo quando se trata das advogadas. Tem mulheres nos mais altos cargos, como sócias e gerente jurídica. Diferença salarial em relação a advogados nos mesmos cargos, algo tão frequente na sociedade brasileira, nem pensar.

Para homenagear as dedicadas colaboradoras, o escritório sempre organiza uma ação interna no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

“Trabalho na Roncato há mais de oito anos. A empresa me proporcionou desenvolver uma carreira profissional, sempre investiu em meus estudos como especializações na área e na língua francesa. Tive também oportunidade de atuar em todas as áreas administrativas do escritório até chegar ao cargo de gestora Administrativa, Financeira e de RH. Mais do que uma empresa, a Roncato valoriza muito o ser humano e oferece oportunidades para os seus profissionais. Tenho orgulho de fazer parte desse time”, afirma Georgina de Oliveira.

Com isso, os colaboradores do escritório passam a vestir cada vez mais a camisa do escritório. Segundo o sócio fundador, Pedro Roncato, ao se sentirem parte do todo e reconhecidos por suas iniciativas, os funcionários atuam de forma mais colaborativa e completa em prol do cliente.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios