Influencer RH

Boas práticas para uma gestão eficiente de pessoas

A área de RH deve permanentemente implementar e aperfeiçoar mecanismos para captar, desenvolver e reter talentos qualificados 

Boas práticas para uma gestão eficiente de pessoas

Um grande desafio das organizações é como captar, desenvolver e reter talentos, especialmente na área de tecnologia. Neste ramo, a demanda por mão de obra qualificada parece desafiar as crises de emprego que ocorrem em outras áreas, exigindo uma dedicação maior dos setores de Recursos Humanos. Devido às constantes atualizações de técnicas e programas cada vez mais inovadores, o profissional de TI precisa estar em busca incessante de renovação de conhecimento. Nesse sentido, manter um ambiente no qual a equipe esteja continuamente engajada e se sinta estimulada são premissas que devem ser praticadas pelos departamentos de gestão de pessoas das organizações, algo desafiador. O objetivo? Evitar que colaboradores qualificados sejam perdidos para o mercado ou que percam o interesse em seus trabalhos e fiquem desmotivados.

Por isso, a área de RH deve permanentemente implementar e aperfeiçoar mecanismos para captar, desenvolver e reter talentos qualificados, buscando com criatividade e ações de benchmarking, estar atenta e atualizada, já que entender as expectativas e anseios da nova geração de profissionais não é tarefa fácil. Com este intuito, contar também com o apoio dos gestores, principalmente aqueles que atuam diretamente na busca pela excelência organizacional, incentivando-os a pensar e implantar boas práticas que podem fazer a diferença na vida profissional dos seus times. Para exemplificar, apresento três iniciativas realizadas na Dígitro, empresa onde atuo, que se destacam no sentido de manter o engajamento e satisfação dos membros das equipes, independentemente da área, e também de visar a contratação de novos talentos engajados e qualificados.

Boas práticas para uma gestão eficiente de pessoas

Um deles é o Programa Portas Abertas, implantado em 2010. Seu principal objetivo é humanizar o ambiente corporativo. Nasceu com a proposta de abrir as portas da empresa aos familiares dos colaboradores, que podem visitar a sede para conhecer o ambiente, geralmente uma vez por semestre. Dessa forma, os familiares passam a admirar mais a empresa e isso também contagia o profissional, contribuindo no fortalecimento do seu vínculo com a organização. Uma segunda extensão da mesma iniciativa é o Portas Abertas Acadêmico, pelo qual recebemos estudantes universitários ligados às áreas de atuação da companhia — comunicação e inteligência, ambas com base na tecnologia. Nesta ação, os estudantes podem ter um contato direto com profissionais, participar de palestras e cursos, além de conhecerem exemplos de atividades que podem exercer depois de formados. Ou seja, uma mesma iniciativa ajuda a reter e também a captar talentos para, no futuro, compor nosso time.

Outra ação é o Programa Educação Continuada, lançado em 2011, pelo qual a empresa oferece aos colaboradores contemplados – de acordo com os critérios estabelecidos na política específica do programa – subsídios mensais nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, estimulando o contínuo aperfeiçoamento direcionado a atual função do profissional e alinhada aos objetivos e metas da empresa. Os colaboradores que estiverem estudando por essa modalidade e que alcançarem as melhores notas, são reconhecidos com premiações ao final de cada semestre, por meio de uma mensalidade 100% reembolsada pela corporação, um certificado de reconhecimento e um “mimo” de presente, visando incentivar seu máximo aproveitamento e dedicação.

Há, ainda, uma terceira iniciativa que podemos destacar, relacionada também à captação, formação e retenção de talentos, que é o Programa Multiplicadores Internos. A proposta é valorizar a experiência dos colaboradores que buscam conhecimento sobre alguma tecnologia — externa à empresa e fora do horário de expediente. Após adquirir conhecimento e caso tenha interesse em se voluntariar, esse multiplicador é convidado a elaborar um treinamento com base no que aprendeu e replicá-lo aos colegas de trabalho, sendo remunerado pela sua atuação.

Além de ações diárias adotadas pelos gestores baseadas em boas práticas, programas de RH focados na satisfação do colaborador, evidenciamos a porta de entrada dos talentos na organização: entendemos que a seleção é uma via de mão dupla, não basta apenas a empresa querer aquele novo profissional para compor o seu time, ele também precisa desejar fazer parte da organização e identificar-se com os valores por ela partilhados. Para facilitar essa avaliação, o processo seletivo deve ser realizado por etapas profissionalizadas, contemplando apresentação institucional e a explanação dos benefícios oferecidos, desafios, programas e ações internas.

Cabe ressaltar também o processo de Remanejamento Interno, que oportuniza o crescimento profissional, mediante promoções e conquista de novo cargo. Essa iniciativa possibilita ao colaborador revitalizar a sua trajetória profissional mantendo-se na mesma empresa, porém, assumindo atribuições diferentes em uma nova área e com outras funções e desafios, muito eficaz no cenário atual de inúmeras reestruturações e oportunidades.

As situações citadas proporcionam benefícios tanto à organização — que retém o talento — quanto ao próprio colaborador, que se sente valorizado, estimulado a aprender e a desenvolver-se como profissional. Nem sempre oferecer apenas uma remuneração atrativa é o suficiente para atrair e reter talentos, é preciso ir além, valorizando-os financeiramente, mas, também, pensando em formas de proporcionar a todos um bom ambiente de convivência corporativa. Desse modo, irão se sentir engajados e motivados em fazer parte do time e consequentemente, alcançarem as metas e realizarem suas atividades da melhor maneira possível. Acreditamos que as ações compartilhadas contribuem para a realização dos colaboradores, influenciando no propósito do trabalho, algo norteador para os profissionais.

Mariana Polli, Gerente de Recursos Humanos da Dígitro Tecnologia

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios