Profissional tem como missão ajudar na criação e consolidação de equipes de desenvolvimento e produtos, que estão em pleno crescimento
A Botmaker, empresa de desenvolvimento de bots na América Latina, anuncia a chegada de Maria Florencia de Vita para chefiar a área de Recursos Humanos da companhia. A executiva tem como principal missão estruturar a área, para acompanhar o crescimento da demanda por profissionais, em um movimento alinhado com o desenvolvimento da empresa.
Entre os desafios que o cargo apresenta, a executiva destaca que espera conseguir fornecer suporte aos gerentes das áreas, tornando o setor de RH um parceiro estratégico de negócios. “A Botmaker é uma empresa dinâmica, jovem, formada por pessoas muito talentosas e que se movem muito rápido, com as quais o RH deve ser percebido como uma área que promove boas práticas, mas que não burocratiza desnecessariamente os processos”, afirma Maria Flor.
A executiva será a responsável pela área de Recursos Humanos da Botmaker em toda a América Latina, nos países onde a empresa atua, mas ficará sediada, principalmente na Argentina. Além deste país, o Brasil é um importante foco da companhia, onde estão boa parte dos grandes clientes e projetos. E os objetivos de curto prazo para o setor incluem a definição do esquema de trabalho presencial ou híbrido, além de focar na melhoria do processo de recrutamento e revisão geral dos cargos, perfis de profissionais, estrutura da empresa, com a revisão dos planos de remuneração, de carreira e benefícios corporativos. “Acho essencial que todos os colaboradores em todo o mundo conheçam as políticas de RH e possam se beneficiar delas. E que o RH seja percebido como um parceiro, como uma área que ajuda e promove o bem-estar dos colaboradores, para que cada um possa se dedicar ao que sabe fazer de melhor”, conta a executiva.
O cuidado com as boas práticas de RH que são geradas e aplicadas nas empresas do ramo é muito importante na visão da profissional. E como uma empresa que atua com tecnologia de ponta, a Botmaker precisa também estar atualizada com as melhores práticas de RH. E uma preocupação é com a concorrência das empresas de TI, que passam a concorrer com companhias de diversos lugares do mundo para atrair e reter os bons profissionais, graças à possibilidade de trabalho remoto. “Estamos diante de um grande desafio nessa área, onde há muitas ofertas de emprego de todos os tipos e poucos candidatos qualificados. O mercado de contratação é extremamente competitivo, por isso é importante que como empresa saibamos qual é o nosso diferencial, saibamos comunicar com clareza e acompanhemos isso com um bom quadro de benefícios, flexibilidade e plano de carreira para nossa gente”, completa.
Com o objetivo de tornar o pacote completo para os colaboradores, Maria Flor acredita que deve ter uma proposta articulada entre o RH, a operação e a direção da empresa. “Devemos ter um propósito e de nada adianta ter um excelente esquema de remuneração se não pudermos dar projeção de carreira às pessoas, nem ter o melhor plano de benefícios se não pudermos acompanhar de perto os colaboradores e fazer com que eles se sintam motivados e desafiados”, finaliza a executiva.
Com formação em Comunicação e especialização em Administração, Liderança e Recursos Humanos, Maria Flor construiu sua carreira em empresas de Tecnologia, especialmente com atuação na Argentina.