Todo negócio precisa de uma cara. De seus valores, do que representa e o que tem a oferecer. Para pequenas e médias empresas, isso pode ser ainda mais importante. Pois é o que vai definir como essa empresa vai crescer e se desenvolver como negócio.
Segundo uma pesquisa realizada pela Bain and Company, 80% das marcas acreditam que estão oferecendo uma “experiência superior” aos seus clientes. Mas a realidade é que apenas 8% delas entregam uma oferta de valor diferenciada, de acordo com os consumidores entrevistados.
O branding para pequenas e médias empresas é um conceito do marketing que funciona para isso: a consolidação da marca no mercado e consequentemente melhorar o relacionamento da empresa com o consumidor.
Mas como desenvolver a marca de uma pequena ou média empresa?
Helio Moreira, professor e especialista em branding para Pequenas e Médias Empresas com mais de 25 anos de experiência, afirma:
“A única maneira de diferenciar o seu produto/serviço de outro similar, não é apenas baixar o seu preço ou dizer que você tem mais qualidade. Muito menos chamar o seu cliente pelo nome, ou esticar uma faixa na frente do seu estabelecimento. No universo online não basta ter um eCommerce/website, estar nas redes sociais e ou fazer um anúncio patrocinado no google. Para construir uma marca com alto valor percebido é preciso criar diferenciais competitivos para uma sociedade viva e em constante evolução. Você só terá sucesso se souber usufruir das bases da evolução. Seria como plantar uma árvore para colher um fruto. Não adianta você ter a melhor semente, se insistir em plantar a mesma em um solo não fértil e em um clima não propício.”
Diferente do marketing, que visa a comercialização e estratégias de vendas, o branding oferece uma análise mais abrangente: são desenvolvidos e consolidados os valores, a missão, visão, propósitos e a identidade da empresa.
Identidade da Marca
Tudo o que define a missão e os valores de uma empresa. A estrutura, os logotipos, o design dos produtos, tudo faz parte da sua identidade. E por isso deve ser única, condizente e atrativa para o seu público-alvo.
Segundo Helio Moreira, “você é o que você semeia, planta e cultiva. Em uma sociedade de rede, omnichannel, hiperconectada, o grande exercício é encontrar seu propósito, fortalecer sua identidade, estar conectado com o presente e manter o olho no futuro. As mudanças são cada vez mais rápidas e sua marca não pode ficar parada. Se for a hora, você vai ter que se reposicionar, senão vai ficar para trás.”
Um exemplo de como a identidade da marca é importante ao definir valores e a visão da empresa: de acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup, funcionários desmotivados custam cerca de US$ 300 bilhões por ano em produtividade perdida para a economia dos EUA. Ou seja, se a sua marca não tem um alinhamento e transparece valores horizontalmente, isso pode afetar toda a cadeia de funcionários. Do presidente e diretor ao colaborador.
A identidade da marca valoriza o branding ao tornar a marca consistente, segmentar o mercado e até mesmo fidelizar o seu cliente.
Criatividade na comunicação visual
Para desenvolver uma identidade que cause impacto, é preciso considerar alguns aspectos e, em especial, ter bastante criatividade na comunicação visual da empresa. Pensar em como sua empresa pode se apresentar, como vai deixar exposta a sua missão, os seus valores e por fim o que e como oferecerá ao cliente.
Exemplos de como trabalhar a comunicação visual não faltam. Milhares de empresas em torno do mundo usam a criatividade para redesenhar a identidade visual, oferecer um logotipo mais moderno, colorido, elegante. Para renovar não só o aspecto estético visual, mas também nos valores, missão e visão que a empresa tem e quer passar aos seus clientes.
Especialidade para se tornar uma referência
Ser um especialista no ramo de atividade da sua empresa é importante para atrair novos negócios. Pois quando alguém procurar referências, você será lembrado. Este, no entanto, não é um caminho simples. É preciso se dedicar para se tornar uma referência e um especialista conhecido.
Há diversas maneiras de sobressair o seu negócio. Uma delas pode ser apostar em conteúdo. Mas desenvolver o conteúdo certo que condiz com a sua marca, com seu serviço, e com a sua identidade.
Canais de atendimento e relacionamento
Os canais de atendimento são cruciais para desenvolver o seu relacionamento com os clientes. E mostrar porque o seu serviço sobressai em relação aos outros, e aos seus concorrentes. Quem constrói um branding, sempre deve focar também em oferecer uma experiência positiva para o seu público quando ele interage com o seu negócio.
Essa estratégia não lida com a imagem que você quer passar visualmente, mas sim como sua marca será percebida no mercado.
O branding para pequenas e médias empresas não se faz sozinho
Todas essas dicas e muito mais podem ser trabalhadas com um profissional que atua especialmente para cultivar a sua marca. O que pode ser um dos aspectos mais importantes para que seu negócio cresça. Criatividade, dedicação e muito conhecimento é necessário para desenvolver uma boa estratégia de branding.