Publicitário revolucionou a propaganda brasileira com campanhas icônicas e deixa um legado de criatividade e inovação no setor.
É com grande pesar que comunicamos o falecimento de Washington Olivetto, um dos mais renomados e influentes publicitários do Brasil e do mundo, ocorrido nesta data. Aos 73 anos, Olivetto deixa um legado inigualável na publicidade e na comunicação, sendo responsável por campanhas icônicas que moldaram a história da propaganda brasileira.
Nascido em São Paulo, em 29 de setembro de 1951, Olivetto começou sua trajetória profissional muito jovem, aos 18 anos, na agência DPZ, onde rapidamente se destacou por sua criatividade e visão inovadora. Criador da agência W/Brasil, Olivetto foi o cérebro por trás de campanhas memoráveis, como “O primeiro sutiã a gente nunca esquece” e “Casas Bahia, dedicação total a você”. Sua carreira foi marcada pelo pioneirismo, conquistando mais de 50 Leões no Festival de Cannes, entre outros prêmios internacionais.
Mais do que publicitário, Washington Olivetto foi uma personalidade que transcendeu o mundo da propaganda, influenciando a cultura popular brasileira e internacional. Em 2014, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Mackenzie, em reconhecimento à sua contribuição para a comunicação e a sociedade.
Olivetto era um apaixonado pela vida, pelo futebol e pela música, dedicando-se também à escrita, com livros que registram suas reflexões e histórias sobre o mundo da propaganda. Ele deixa esposa e filhos, além de uma legião de admiradores e amigos que hoje lamentam profundamente sua partida.
O Brasil se despede de um mestre da comunicação, cuja genialidade e sensibilidade impactaram gerações. Washington Olivetto será eternamente lembrado por sua capacidade de transformar ideias simples em grandes emoções e por revolucionar a publicidade no país.