Em 1º de janeiro, a Síndrome de Burnout, também conhecida como “esgotamento profissional”, passou a integrar a Classificação Internacional de Doenças (CID-11) da Organização Mundial de Saúde (OMS) como problema ocupacional – status que reforça a corresponsabilidade das empresas na promoção da saúde mental dos funcionários. Preocupada com seus colaboradores, a DP6 oferece programas focados na qualidade de vida e promoção da saúde mental e prevenção dos sintomas de doenças como o Burnout.
“Por estarmos em um mercado de análises de dados, que exige muita concentração, horas sentadas na frente de um computador e alta pressão, temos implementado ações contínuas desde 2012 junto aos nossos colaboradores”, conta Fernanda Soares, gerente de DHO Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da DP6.
Entre as ações da empresa de tecnologia com foco inteligência e performance em marketing – que está entre as melhores para se trabalhar no Brasil, sendo contemplada 21 vezes com o selo Great Places to Work – estão:
- flexibilidade no horário de trabalho;
- plantões de atendimento psicológico para conversas pontuais sempre que o colaborador precisar e quiser;
- parceria para desconto em plataforma que conecta colaboradores e psicólogos;
- ginástica laboral;
- plano de saúde que dá direito a um reembolso para sessões de terapia;
- fomento de workshop interno “Saúde e bem-estar” para debate e dicas relacionadas a temas importantes.
“Temos o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional como um valor organizacional e, por isso, investimos em ações que proporcionam a qualidade de vida. A pessoa que se sente respeitada e cuidada é mais comprometida, mais produtiva e mais feliz no trabalho”, destaca Fernanda.
Com a pandemia de Covid-19, alguns dos principais sintomas da doença – listados pela OMS como “sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida” – foram intensificados, dando maior amplitude para a síndrome do esgotamento profissional.
Por isso, a DP6 contratou serviços de duas psicólogas especialistas em saúde mental, crise e luto para a realização de atendimentos pontuais aos colaboradores e fez dois workshops: um aberto a todos para ensinar como identificar e lidar com sintomas de ansiedade, e outro de mindfulness – prática de atenção plena.
Toda a liderança da empresa também recebeu o treinamento “Primeiros Socorros Emocionais”, que mostrou maneiras de abordar, lidar e acolher pessoas com sentimentos negativos – como inseguranças, medos e ansiedade.
“Para 2022, a DP6 visa manter o que já está sendo feito e trazer rodas de conversa bimestrais sobre saúde mental, com a mediação de psicólogos”, finaliza a gerente de DHO da consultoria.