Saúde

Busca pelo sorriso perfeito faz crescer a procura por plástica gengival

Especialista traz explicações para casos de pacientes que se sentem insatisfeitos devido à gengiva desalinhada ou retraída

Não é de hoje que homens e mulheres se preocupam com a aparência. É de praxe o ser humano ter como referência um ideal de beleza, principalmente quando se trata do sorriso.

Segundo o Dr. Sidnei Goldmann, cirurgião dentista especializado em estética bucal, a busca por cirurgias gengivais que trazem mais harmonia no sorriso tem crescido consideravelmente nas clínicas odontológicas nos últimos anos.

Com mais de 20 anos de experiência, Goldmann explica que a exigência das pessoas tem ficado cada vez mais criteriosa. “O sorriso é um aspecto muito importante que denuncia a felicidade ou infelicidade de um indivíduo. Seu estado emocional depende muito das questões estéticas, ainda mais quando se trata da harmonia do sorriso”, diz.

A grande questão é: antigamente, muitos se preocupavam apenas com os dentes brancos e alinhados. Hoje, um sorriso bonito também depende da saúde gengival, já que é ela a responsável pela arquitetura dos dentes ou, de acordo com o especialista, da chamada estética vermelha.

Cuidar da gengiva e mantê-la em ordem envolve muito mais do que uma boa escovação ou o uso contínuo de fio dental. Muitas vezes é necessário um processo cirúrgico para corrigir o alinhamento que pode estar comprometido por inúmeros motivos.

Problemas como a gengivite ou inflamações mais graves podem, além de desalinhar a gengiva, mudar sua coloração e provocar sangramentos. “As patologias muitas vezes mudam a arquitetura da gengiva, por isso, diversas pessoas me procuram no consultório insatisfeitas com o sorriso. A periodontite, por exemplo, pode causar retração com a reabsorção do osso alveolar e a hiperplasia, provocada por traumas causados pelo uso de medicamentos, faz com que a gengiva cresça sobre os dentes, escondendo-os”, explica Goldmann.

O doutor acrescenta ainda que as plásticas gengivais trazem aos pacientes, dentes e gengivas mais compatíveis na proporção, realçando melhor os contornos dentais. “Gosto de brincar que atrás das gengivas pode existir uma beleza escondida, já que boa parte dos dentes pode estar coberta. Mesmo com as novas tecnologias que atualmente trazem opções como as lentes de contato, sem uma proporção adequada da gengiva, os resultados não serão satisfatórios para a construção de um sorriso perfeito”, conclui.

Falar em cirurgia ou plástica pode parecer um tanto quanto complexo ou invasivo, porém, dentro das alternativas para a busca de um sorriso mais harmonioso, é uma opção bastante válida pelos especialistas.

Confira também:

PodCast: A Ciência da Felicidade

10 lições dos pensadores de gestão que estiveram no Brasil em 2019

Diversidade nas empresas é sinônimo de ganhos para os negócios

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar