Especial traz análises e previsões de mercado sobre questões como remuneração, produtividade e bem estar, cultura organizacional e diversidade nas empresas
A Cajuína, iniciativa independente de conteúdo editorial que nasceu dentro da Caju, empresa de benefícios corporativos e soluções para RH, elencou os principais assuntos que devem nortear o segmento em 2023. Os insights se desdobram sobre cinco grandes temas: remuneração & benefícios, produtividade, cultura, tecnologia e diversidade. O material, que conta com mais de 80 páginas, foi desenvolvido a partir de análises e entrevistas com alguns dos principais líderes de RH do país.
“Cajuína nasceu para inspirar e informar não só líderes de RH, como todo mundo que trabalha com gente, independentemente da área. Ao longo do ano entrevistamos diversos profissionais e descobrimos como grandes empresas se adaptaram à nova realidade do trabalho, e os principais insights e temas que ainda devem reverberar em 2023 estão reunidos neste material”, diz Luiza Terpins, editora-chefe de Cajuína.
Foram identificados cinco temas que refletem tendências para o RH em 2023, que são aprofundados no material. Abaixo, estão pequenas pílulas. Para os que tiverem interesse na íntegra, basta acessar o link e baixar: https://mailchi.mp/cajuina/
Remuneração não é mais sinônimo de compensação financeira. Além do dinheiro que cai na conta todo mês, o colaborador está buscando cada vez mais incentivos que melhorem sua qualidade de vida. Entre os exemplos, estão as férias flexíveis, em que a pessoa escolhe quando e quantas vezes ao ano se afastará do trabalho – suplantando os 30 dias que são previstos pela CLT – semanas de quatro dias ou sexta-feira curta; e a possibilidade de trabalhar de onde quiser.
Ainda sobre este tema, outra questão que deve aquecer em 2023 é a transparência salarial. Em algumas regiões dos Estados Unidos, como Nova York, por exemplo, já é obrigatório divulgar a faixa salarial em vagas de emprego. No Brasil, um projeto de lei que traz a mesma exigência está em análise na Câmara dos Deputados.
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Produtividade e bem-estar
A produtividade de um colaborador está diretamente ligada ao bem-estar. Em um ambiente de trabalho que valoriza a saúde física e mental dos funcionários, as chances de crescimento e aumento na geração de receita são maiores. Empresas que oferecem suporte psicológico, estimulam exercícios físicos e incentivam os colaboradores a passarem menos tempo fazendo reuniões, por exemplo, tendem a ter times mais satisfeitos e produtivos.
Cultura e ritual
Cultura é a forma com que fazemos as coisas, em rituais oficiais ou não. Após três anos que mudaram a forma como o trabalho acontece, várias dinâmicas das empresas precisaram ser revistas. Mas um ponto que chama a atenção para 2023 é a volta dos escritórios. Empresas que nasceram durante a pandemia ou se fortaleceram no modelo remoto estão apostando em espaços físicos para reunir o time em ocasiões especiais ou mesmo para atrair pessoas que já não querem mais fazer de casa seus escritórios.
Tecnologia e dados
Os departamentos de RH eram conhecidos por contratar profissionais de psicologia, ciências sociais e áreas relacionadas às ciências humanas. Mas, essa realidade está sendo transformada. Agora, com ajuda de códigos e algoritmos, a gestão de pessoas passa a ter embasamento em dados, mas sem deixar a empatia de lado. Assim, o RH deixa de ser uma área estritamente operacional e passa a ser também um setor analítico.
Diversidade
Diversidade está na pauta de boa parte das empresas, mas colocar iniciativas em prática ainda é um desafio a ser trabalhado em 2023. Segundo um estudo da consultoria Bain & Company realizado com cinco mil profissionais de diversas representatividades (gênero, orientação sexual, etnia e raça, por exemplo), menos da metade (46%) se sente incluída em suas empresas. Isso porque criar programas de inclusão ou planos de carreira e desenvolvimento de talentos de grupos minorizados exige tempo, recursos e planejamento. E é por isso que diversidade precisa ser pensada como um pilar estratégico das companhias.