Mundo RH

Capacidade de atenção dos millennials pode ser um desafio para o mercado de trabalho

45% da geração millennials têm problema de reter conteúdo de reuniões por terem perfis multitarefas

Capacidade de atenção dos millennials pode ser um desafio para o mercado de trabalho
Um novo estudo realizado pela consultoria Kelton Global para a Prezi, a plataforma de apresentação que ajuda as pessoas a se conectarem mais poderosamente com seus públicos e clientes, identificou o comportamento de profissionais de 18 a 55 anos em relação a atenção e o nível de engajamento na absorção de conteúdo.

Segundo a pesquisa, 95% dos profissionais de negócios dizem realizar multitarefas durante as reuniões. Desses profissionais, cerca de um terço (37%) perdem a noção do conteúdo e 31% têm problemas para reter as informações que estavam sendo discutidas. O mais alarmante é que, um em cinco profissionais que admite realizar diversas tarefas em reuniões, cometeu algum erro no trabalho.

Por outro lado, o uso de boas narrativas atrelado a recursos visuais pode mudar esse cenário. Quase 9 em cada 10 (88%) entrevistados disseram que uma narrativa forte ou, a história (87%) por trás do que está sendo apresentado, é fundamental para manter o engajamento de seu público. Em relação às apresentações, 79% dos profissionais de negócios disseram que o uso de imagens animadas em apresentações é eficaz para manter o público envolvido.

Os millennials, de acordo com o Pew Research Center, se tornaram a maior geração presente na força de trabalho em 2017, tornando-se o grupo mais importante quando falamos de atenção do público empresarial. Segundo o estudo, o conteúdo que os Millennials acham mais envolvente se alinha ao modo como a narrativa precisa evoluir nos negócios – ou seja, precisa incluir mais recursos visuais, animação e uma narrativa convincente.

25% dos millenials cometeram erros no trabalho como resultado da execução de multitarefas em reuniões e 56% precisaram assistir, ler ou escutar alguma coisa novamente por dividirem a atenção entre dois conteúdos distintos.
Neste momento você pode estar pensando: nossa, será que alguém prestou atenção em algo na última reunião? Certamente se você usou uma apresentação slides tradicionais ou falou por muito tempo, a resposta será que sim. Mas tudo não está perdido, mais de um terço dos Millennials dizem que só se engajam quando há uma ótima história ou tema e, de maneira geral, 9 entre 10 entrevistados disseram que uma narrativa forte ou história por trás da apresentação é essencial para manter o engajamento com o público.

O storytelling mais eficaz também pode ajudar a preencheras lacunas entre diferentes gerações na força de trabalho. O estudo do State of Attention da Prezi descobriu que mais da metade (55%) de todos os profissionais de negócios afirmam que uma ótima história captura seu foco e os mantém envolvidos com o conteúdo.
Estão os Millenials nos ensinando como devemos conduzir as reuniões em escritórios? Confira o estudo na íntegra aqui: Relatório do Estado de Atenção de 2018

 

Artigos relacionados

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios