Por Diego Cidade, CEO da Academia do Universitário
Já não é novidade que as empresas estão investindo mais no desenvolvimento do seu colaborador, sendo uma demanda que abrange tanto a necessidade da empresa de ter profissionais mais capacitados e também do próprio profissional que está em busca de capacitações para desenvolver suas habilidades e crescer profissionalmente. Prova disso, é a pesquisa sobre gestão de talentos da Deloitte, realizada em 2020, onde 42% dos entrevistados responderam que procuram por novos empregos quando passam a acreditar que o seu empregador não valoriza suas habilidades e não oferecem um up na carreira.
É importante que as empresas saibam se adaptar às demandas de seus funcionários e entendam a capacitação de seu colaborador como um investimento para o crescimento da empresa. Inclusive, com a pandemia, e toda adaptação para o cenário virtual, as capacitações se tornaram mais acessíveis às pessoas e a busca por elas está cada vez maior. Dado que reafirma essa tendência, é a de que, segundo a Global Marketing Insights, o mercado de e-learning deve dobrar de tamanho até 2027 motivado pela participação de empresas e seus colaboradores.
A capacitação virtual é barata, eficiente, e possui a facilidade de proporcionar treinamento a um número ilimitado de colaboradores, de forma síncrona ou assíncrona. O objetivo da capacitação corporativa deve estar no desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos que ajudem esses funcionários na execução das tarefas diárias com precisão e qualidade, a fim de melhorar o seu desempenho e aumentar suas chances de crescer dentro da organização.
Na Academia do Universitário, nós já trabalhávamos com a capacitação de estagiários, entretanto, após entender essa nova demanda das empresas, nós transformamos a capacitação de estagiários em um de nossos produtos a parte, chamado “Jornada da Efetivação”. É um programa de capacitação totalmente online e focado no desenvolvimento do estagiário, visando a efetivação do mesmo após o período de estágio e da Jornada, nesse programa, ele tem acesso a conteúdos exclusivos, mentorias com especialistas, acompanhamento e eventos.
Vale ressaltar que a capacitação é um processo contínuo e deve fazer parte do ambiente de trabalho, ou seja, capacitar desde o estagiário até cargos mais altos. Pois melhora o desempenho dos colaboradores e aumenta sua motivação em relação à sua permanência na empresa. Não só vai ajudar na retenção de talentos como também na produtividade dos negócios.