Trevisan Escola de Negócios, em parceria com a consultoria ROIT, conclui a primeira turma de seu programa voltado para as novas regras do sistema tributário nacional.
Empresas e profissionais de todo o Brasil estão se preparando para as mudanças da Reforma Tributária no cenário fiscal do país, que serão implementadas entre janeiro de 2026 e 2033, quando todas as novas regras passarão a valer integralmente. Nesse processo, a capacitação é peça-chave para a adequação às novas exigências legais e regulatórias, que impactarão os sistemas internos das organizações, exigindo a revisão das práticas contábeis, financeiras e operacionais.
A Trevisan Escola de Negócios acaba de encerrar a primeira turma de seu Programa Avançado de Implementação da Reforma Tributária, desenvolvido em parceria com a ROIT, com o objetivo de preparar os profissionais que estão na linha de frente da área tributária das empresas. Mais de 50 alunos concluíram o curso, vindos de corporações como Suzano, Votorantim, Citrosuco, PwC, entre outras.
Para Leonardo Vieira do Nascimento, analista tributário com 20 anos de experiência e um dos alunos do curso, os desafios impostos pelas mudanças da Reforma Tributária são muitos. No entanto, ele acredita que, com a capacitação recebida, todos os participantes estão preparados para implementá-las em suas respectivas empresas.
“Foram muitos os conhecimentos adquiridos, com profissionais altamente capacitados. A ansiedade diminuiu e me sinto pronto para os desafios que temos pela frente”, afirma.
O advogado Rafael Korff Wagner, de Porto Alegre, que também participou do curso, avalia que o aprofundamento nas modalidades da Reforma Tributária e seus efeitos no dia a dia das empresas foi extremamente prático.
“Foi muito esclarecedor. Tivemos a oportunidade de entender os efeitos da tecnologia fiscal, da estruturação dos Recibos Provisórios de Serviços (RPS) e do impacto nos sistemas das empresas, além de compreendermos como a Receita Federal vem tratando o tema.”
O entendimento geral é que as empresas que investirem na capacitação de seus colaboradores e na atualização de seus sistemas contábeis estarão mais bem posicionadas para enfrentar os desafios impostos pela Reforma Tributária. A preparação adequada não apenas facilita a conformidade com as novas regras, mas também contribui para uma gestão financeira mais eficiente.
Segundo a coordenadora do Programa Avançado de Implementação da Reforma Tributária, Elizabeth Martos, a proposta do curso é oferecer conhecimentos para que os profissionais da área possam definir estratégias, elaborar cenários para dimensionar os impactos da Reforma Tributária e aferir seus desdobramentos nos negócios.
Entre os temas abordados, Elizabeth destaca os pontos mais relevantes que sofrerão alterações, como a sistemática de precificação baseada em custos, que precisará ser muito bem estruturada; os layouts das obrigações acessórias; a emissão de documentos fiscais; e, por fim, o crédito financeiro, que certamente terá reflexos no fluxo de caixa das empresas. Além disso, há inovações que virão da área de sistemas no ambiente governamental e os impactos que serão sentidos nas demonstrações contábeis e financeiras.
“Outro ponto importante no processo de capacitação foi a apresentação dos projetos finais pelos alunos, que colocaram em prática os conhecimentos adquiridos no curso. Ficamos muito satisfeitos com os resultados”, enfatiza.
A segunda turma do Programa Avançado de Implementação da Reforma Tributária da Trevisan Escola de Negócios já está com inscrições abertas, e a previsão de início é 14 de março.