Entrevista

Carreira trilhada com paixão pelo RH

Rogério Machado de Moraes, diretor de Recursos Humanos da Coca-Cola, eleito RH Mais Admirado na América Latina, destaca o seu diferencial competitivo em gestão de pessoas 

Formado em Economia com pós graduação em Marketing Econômico e MBA em Gestão de Serviços pelo IBMEC/RJ, Rogério Machado Moraes, diretor de RH da Coca- Cola FEMSA também realizou especializações em RH pela Fundação Dom Cabral e IESE.

Em mais de 20 anos de experiência, o especialista em gestão de pessoas, atuo por 10 anos como diretor de empresas como Grupo Santander, Energias do Brasil e Pilkington do Brasil. Internacionalmente, o atuou por quatro anos como responsável pelo RH na América Latina e em Portugal como responsável por projeto de equalização de RHs entre Portugal, Espanha, Brasil EUA e China.

Ao longo da sua trajetória profissional, tornou-se especialista em processos de M&A entre grupos e na avaliação de executivos para condução de projetos de carreira e sucessão. Atualmente, na Coca-Cola Femsa, é o responsável pela revisão e implementação de processos nas áreas de organização, desenvolvimento social e Recursos Humanos, gestão das ações relacionadas com estas áreas, e com aproximadamente 380 pessoas operando em cinco estados Brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Paraná. Leia a entrevista:

MUNDO RH – Em se tratando da atração e retenção de talentos, quais os maiores desafios enfrentados pelo RH da COCA- COLA FEMSA nos últimos anos?

ROGÉRIO MORAES – A marca Coca-Cola Femsa nos favorece em termos de atração, mas também faz com que nossos funcionários acabem sendo muito visados pelo mercado. Dessa forma, nossa estratégia é termos um plano de desenvolvimento muito forte, além de temos um mapa de talentos e quadro de sucessão bem desenvolvido para garantir que tenhamos as pessoas certas nas posições certas. É importante, também, oferecer-lhes oportunidades de carreira internacional, grandes desafios internos e grandes possibilidades de ascensão profissional.

MUNDO RH – Como você analisa a influência da marca COCA-COLA FEMSA como atração profissional?

 ROGÉRIO MORAES – A Coca-Cola FEMSA é uma empresa centenária, trabalha com uma das marcas mais conhecidas do mundo e toda a mensagem que ela transmite faz com que as pessoas se sintam atraídas a trabalhar aqui. Isso aliado ao nosso ambiente de trabalho e nossas oportunidades acaba influenciando os talentos a trabalharem conosco. As pessoas associam a marca ao nossos jeito de trabalhar e desejam fazer parte desse mundo. Fazemos parte do sistema Coca-Cola e isso é um diferencial no desejo de pertencer das pessoas.

MUNDO RH – Experiência de vida ou qualificação profissional, o que pesa mais na hora de contratar um profissional?

ROGÉRIO MORAES – Nós buscamos um profissional que tenha vivência e qualificação adequadas aos valores, visão e a missão da companhia. Queremos que as pessoas entrem na nossa empresa e sigam conosco por longos períodos, o que só é possível se houver um alinhamento claro de valores e atitudes que guiam as atitudes do dia a dia.  Nos importamos em ter gente feliz trabalhando com a gente. Entendemos que se o profissional tem conhecimento para exercer a função, a sua paixão pelo ambiente de trabalho e pela marca o fará um profissional outstanding.

MUNDO RH – Como o RH da COCA-COLA FEMSA busca desenvolver os seus profissionais?

ROGÉRIO MORAES – Dentro da nossa área de Desenvolvimento Humano temos a área de Planejamento de RH dedicada a carreira de nossos funcionários. Esta área é responsável por acompanhar o desenvolvimento, a projeção de carreira e promover a sucessão de nossos talentos chave. Em paralelo, a área de Treinamento e Desenvolvimento executa e acompanha os planos de desenvolvimento de talentos, proporcionando formação dos colaboradores através da nossa universidade corporativa, da Escola de Vendas e da Escola de Supply Chain, além de programas de desenvolvimento de líderes.

MUNDO RH – Descreva uma ação inovadora implementada pelo seu RH que trouxe bons resultados à organização?

ROGÉRIO MORAES – Um dos nossos focos estratégicos para este ano é a otimização dos processos de transformação, criamos uma área com foco em Change Management, para fomentar o engajamento dos colaboradores às mudanças que nos propomos a fazer.

Neste último ano, alavancamos significativamente a participação de colaboradores em nosso processo de Gestão de Desempenho através de uma estratégia que triplicou os indicadores de efetividade de Gestão de Desempenho. Trabalhamos em um plano de engajamento robusto para o processo de Gestão de Desempenho, que envolveu todos os stakeholders do processo, desde a alta liderança até os colaboradores administrativos de cada centro de trabalho, garantindo que todos envolvidos tivessem acesso à informação adequada para gerir e executar o processo em suas equipes de trabalho, capacitação nos conceitos e ferramentas de desempenho, envolvimento e alinhamento com o propósito e resultados do processo.

Rogério Moraes e o time de RH durante a premiação dos RHs Mais Admirados, em São Paulo
Rogério Moraes e o time de RH durante a premiação dos RHs Mais Admirados, em São Paulo

MUNDO RH – Qual é a importância de se oferecer um pacote de benefícios aos colaboradores?

ROGÉRIO MORAES – A empresa, desde sua fundação, possui uma preocupação e atenção genuína ao bem estar dos colaboradores, o que está representado nos nossos valores organizacionais. Esta cultura, aliada às dificuldades do governo brasileiro com políticas de base e à competitividade mercadológica em remuneração & benefícios, faz com que tenhamos uma estratégia robusta de benefícios, em especial com os benefícios de Plano de Saúde e alimentação diferenciada e cuidadosa. Neste contexto, mesmo sofrendo com altos valores de reajustes de Plano de Saúde que impactam os resultados do negócio, concedemos benefícios de primeira linha visando o bem estar e saúde do nosso colaborador.  Monitoramos e atuamos de forma preventiva, fazendo assim perpetuar nossa cultura, nossa crença e a motivação e retenção de nosso colaborador.

MUNDO RH – O que lhe inspira no dia a dia a dar continuidade ao seu trabalho em RH em uma organização como a COCA-COLA FEMSA?

ROGÉRIO MORAES – Dois dos valores da Coca-Cola FEMSA que considero fundamentais para a sustentabilidade de nosso negócio são a confiança e o respeito aos colaboradores. Portanto, acredito muito na força do time, em dar ferramentas para que as pessoas desenvolvam suas habilidades e condições para que possam trabalhar bem. Confio nos talentos que temos em nossa companhia e os estimulo a dar o melhor que podem, mesmo diante de cenários desafiadores. Além disso, acredito que manter um bom clima na empresa é fundamental para sustentarmos bons resultados, especialmente em momentos de crise. Um bom clima no trabalho gera engajamento. Colaboradores engajados são mais dispostos a enfrentar desafios e se esforçam mais para resolver problemas, o que se traduz em melhor desempenho para a área e para a companhia.

Costumo sempre dizer que que um indivíduo não tem força para, sozinho, mudar o cenário macroeconômico, mas tem a capacidade de dar o melhor de si no trabalho que está desempenhando dia a dia e, juntos, temos a capacidade de fazer de criar uma empresa cada vez mais forte, saudável e rentável.  É essa a mensagem que priorizo dentro da companhia. Que cada colaborador se sinta dono do nosso negócio e responsável pela conquista do melhor resultado possível a cada dia.

 

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