Profissional publicou, por engano, vídeos gravados durante um bloco de Carnaval na conta corporativa do Instagram da Stone; Gerenciamento de dispositivos móveis é fundamental para lidar com plataformas digitais nas companhias
Uma funcionária da empresa de pagamentos Stone viralizou nas redes sociais na última segunda-feira (5) após publicar, por engano, alguns vídeos aproveitando um bloco de carnaval no perfil do Instagram da empresa. As imagens foram removidas logo ao perceberem o erro, mas foi o suficiente para que internautas viralizassem as cenas daquele momento. O episódio, então, acendeu um novo alerta para as companhias: o erro poderia ter sido evitado?
Como parte do dia a dia de quase toda a população e com função indispensável nas comunicações e atividades de muitas áreas de trabalho, o celular se tornou o objeto inseparável de muitos. Mas, se agora fazemos tudo com ele na palma da mão, as empresas têm o desafio, e também a responsabilidade, de dar condições para o colaborador conseguir estabelecer os devidos limites para a utilização profissional do dispositivo.
“Fornecer os celulares corporativos para colaboradores que o tenham como uma das principais ferramentas de trabalho é o primeiro passo. Mas é também preciso controlar a navegação, não somente para a segurança de cada um, mas para evitar ruídos de comunicação que podem sair dali”, explica a Social Media da Zippi, Isabella Duarte.
Atualmente, algumas empresas já se anteciparam a essas necessidades e passaram a utilizar plataformas de gerenciamento de dispositivos para controlar esse tipo de acesso e, principalmente, para manter a privacidade dos colaboradores.
Para Vinícius Olivério, especialista em tecnologia e fundador da Urmobo, plataforma de gerenciamento de dispositivos móveis e gestão de ativos, esse não foi um erro grave, mas poderia ter acontecido diferente. “A funcionária, inclusive, poderia ter publicado algo que comprometesse a imagem dela ou da própria empresa.
Além disso, sabemos o quanto o caso de roubos e furtos aumentam em épocas do carnaval, ao terem acesso ao celular dela, qualquer um teria acesso e poderia usar de má-fé as redes da Stone”, comenta Vinícius, que complementa: “A proteção das informações confidenciais e a integridade dos dados devem ser consideradas prioridades essenciais para garantir o sucesso dos negócios e a confiança dos clientes”.
Neste contexto, ferramentas de EMM (Gerenciamento de Mobilidade Corporativa) são ideais para personalizar a segurança, conforme as especificidades do negócio, principalmente para dispositivos móveis. Isso faz com que casos como o da Stone possam ser facilmente evitados, com um controle mais profissional para todos os lados.
“Com o uso da funcionalidade de Timefence esse problema teria sido evitado, já que é possível, por exemplo, restringir o uso do dispositivo para o horário comercial. Além disso, a capacidade de rastrear e monitorar atividades em tempo real assegura que quaisquer potenciais ameaças sejam identificadas e mitigadas prontamente”, finaliza Vinícius.